Formação & Gestão
Formação & Gestão
Projetos de I&D em funcionamento
Gestão em Enfermagem
INT-SO
Dos contextos de trabalho à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem, um estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Espanha
Este projeto internacional visa aprofundar o conhecimento sobre dimensões dos contextos laborais dos profissionais de enfermagem e a saúde dos trabalhadores, nomeadamente no que se refere à identificação dos níveis de stress, o que irá permitir a criação de um programa de intervenção no âmbito da prevenção do stress no trabalho.
NursingOntos
Ontologia de Enfermagem
É pela linguagem que o conhecimento se representa. Uma ontologia é uma descrição de conceitos e relacionamentos que devem ser considerados por um agente ou por uma comunidade de agentes. Este projeto visa construir uma ontologia da enfermagem, multilingue, onde os conceitos e as relações entre eles são especificados.
POGE
Dos paradigmas à operacionalização da gestão em enfermagem
SafeCare
Supervisão clínica para a segurança e qualidade dos cuidados
Este projeto visa implementar o Modelo SafeCare, monitorizando a atividade profissional dos enfermeiros e, ainda, permitindo diagnosticar e intervir no âmbito dos indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem, da satisfação profissional e das capacidades de inteligência emocional desses profissionais.
O SafeCare encontra-se sustentado num percurso metodológico já testado com enorme sucesso, tendo levado à criação de uma modelo: O Modelo SafeCare.
Formação em Enfermagem
Educa&Care
Educação, saúde e sociedade
Educação, Saúde e Sociedade – estratégias de ensino e aprendizagem, no ensino superior, com comunidades de prática para a capacitação de cuidadores da pessoa dependente.
IDNursingDegree
Desenvolvimento da identidade pessoal dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem
A formação de profissionais de saúde realiza-se hoje num contexto cada vez mais exigente. Se por um lado evolui a tecnologia e o volume de informação, por outro há a necessidade de promover uma formação que facilite a definição de um autoconceito positivo, que permita o aprofundamento do pensamento ético e que proporcione mais capacidades para lidar com a mudança. Face às profundas mudanças nos contextos de saúde e nas modalidades de emprego, torna-se necessário refletir sobre os processos de desenvolvimento dos estudantes e respetivos contextos onde se desenvolvem as aprendizagens.
NuCRE 3DS
Nursing clinical reasoning education - 3D simulation
No âmbito da crescente inovação e modernização das estratégias pedagógicas, nomeadamente com a introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem, este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de um reportório de cenários clínicos que suportem o desenvolvimento de um simulador digital, com vista a contribuir para a melhoria da aprendizagem do raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem.