NuCRE 3DS

NuCRE 3DS

Introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem

O ensino de enfermagem rege-se por elevados padrões de qualidade e segurança desafiando os professores à inovação e modernização das estratégias pedagógicas. A introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem otimizará o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico, elemento fundamental para a qualidade da decisão autónoma em enfermagem.

A necessidade de garantir elevados padrões de qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem, associados às restrições ético-legais do treino clínico em doentes, conduz à necessidade de recorrer a tecnologias inovadoras que viabilizem a construção de aprendizagens que capacitem os estudantes para a decisão clínica. Atualmente os simuladores, mesmo os de alta fidelidade, continuam a ser pouco dinâmicos revelando lacunas no treino do raciocínio clínico dadas as limitações do reportório de cenários clínicos que dispõem.

Pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um reportório de cenários clínicos (base de conhecimento) que suportem o desenvolvimento de um simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico – Body InteractTM, que contribua para a melhoria da aprendizagem do raciocínio clínico dos estudantes nas unidades curriculares (UC) de respostas corporais à doença (I e II) de um curso de licenciatura em enfermagem em Portugal.

Objetivos

  • Desenvolver 30 árvores de decisão clínica em enfermagem / casos clínicos (base do conhecimento) que sustentem a integração num simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico –Body InteractTM;
  • Disponibilizar, aos estudantes de enfermagem, um instrumento de simulação e treino do raciocínio clínico em enfermagem que melhore a qualidade e segurança da tomada de decisão perante quadros clínicos;
  • Disponibilizar uma ferramenta em ambiente de aula (simulador digital – mesa interativa) que complemente o desenvolvimento de competências cognitivas dos estudantes;
  • Disponibilizar uma ferramenta de treino e aprendizagem do raciocínio clínico em enfermagem em ambiente web;
  • Disponibilizar um reportório de experiências de raciocínio clínico que garantam a qualidade e segurança da decisão em enfermagem em condições de saúde comuns ou em condições pouco frequentes;
  • Disponibilizar as mesmas oportunidades de desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e avaliação aos estudantes;
  • Garantir elevados padrões de qualidade e segurança na decisão e raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem antes e durante as experiências clínicas.

Unidade de acolhimento

Equipa de investigação

Miguel Padilha

Investigador responsável

Ana Leonor Ribeiro

ESEP

Clemente Sousa

ESEP

Cristina Pinto

ESEP

Celeste Bastos

ESEP

Olga Fernandes

ESEP

Paulo Puga Machado

ESEP

Produção Científica

Ano: 2021
Autoria: Padilha, José Miguel; Machado, Paulo Puga; Ribeiro, Ana Leonor; Ribeiro, Rui; Vieira, Francisco; Costa, Patrício

In Nurse Education Today

Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro 

In European Respiratory Journal 56 64

Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro In Clinical Simulation in Nursing

Ano: 2020
Autoria: Cristina Freitas Carvalho Sousa Pinto; Palmira da Conceição Martins Oliveira; Olga Maria Freitas Simões de Oliveira Fernandes; José Miguel dos Santos Castro Padilha; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In Journal of Nursing Scholarship

Ano: 2019
Autoria: José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa. José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa 

In Journal of Medical Internet Research

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos 

In Clinical Simulation in Nursing 15 C

Posters em conferências

Innovation in Nursing education - ECare-COPD. Self-management promotion in people with COPD

Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado

In European Respiratory Society Congress

Impact of a led nurse intervention on the capacity for self-care of the person with chronic obstructive pulmonary disease - Systematic Review of Literature

Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Marlene Pereira; Filipa Moreira; Paulo Alexandre Puga Machado

In European respiratory Society Congress

Resumos em conferências

Potential of pre-graduate nursing students to use a clinical virtual simulator

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In Sigma Tetha Tau Iinternational – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Clinical virtual simulation a strategy to develop nursing clinical reasoning education: from traditional education to elearning strategies

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; João Luís Frias Rosa; Diana Manuel Pereira Marques

In Sigma Tetha Tau International – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Pre-graduate nursing students perceived usability of the immersive virtual simulation in nursing education

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos

In Acendio 2017, Valencia

Pre-graduate nursing student's perceived usefulness, easiness and intention to use an immersive virtual simulator

Ano: 2017
Autoria: Padilha, M.; Machado, P.; Ribeiro, A.; José Luís Nunes Ramos

In Congresso SPSim 2017 – A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde, Coimbra

Efetividade da simulação clínica virtual na educação em enfermagem

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Patrício Ricardo Soares Costa

In Congresso Nacional das Práticas Pedagógicas do Ensino Superior, Setúbal

Pre-graduate nursing students’ intention to use clinical virtual simulation

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal

CNaPPES 2016 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado

In 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa

Nursing clinical reasoning education

Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos

In V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra

Parceiros

O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros: