NuCRE 3DS

NuCRE 3DS

Introdução de Tecnologias Digitais no Ensino de Enfermagem

O ensino de enfermagem rege-se por elevados padrões de qualidade e segurança desafiando os professores à inovação e modernização das estratégias pedagógicas. A introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem otimizará o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico, elemento fundamental para a qualidade da decisão autónoma em enfermagem.

A necessidade de garantir elevados padrões de qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem, associados às restrições ético-legais do treino clínico em doentes, conduz à necessidade de recorrer a tecnologias inovadoras que viabilizem a construção de aprendizagens que capacitem os estudantes para a decisão clínica. Atualmente os simuladores, mesmo os de alta fidelidade, continuam a ser pouco dinâmicos revelando lacunas no treino do raciocínio clínico dadas as limitações do reportório de cenários clínicos que dispõem.

Pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um reportório de cenários clínicos (base de conhecimento) que suportem o desenvolvimento de um simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico – Body InteractTM, que contribua para a melhoria da aprendizagem do raciocínio clínico dos estudantes nas unidades curriculares (UC) de respostas corporais à doença (I e II) de um curso de licenciatura em enfermagem em Portugal.

Objetivos
  • Desenvolver 30 árvores de decisão clínica em enfermagem / casos clínicos (base do conhecimento) que sustentem a integração num simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico –Body InteractTM;
  • Disponibilizar, aos estudantes de enfermagem, um instrumento de simulação e treino do raciocínio clínico em enfermagem que melhore a qualidade e segurança da tomada de decisão perante quadros clínicos;
  • Disponibilizar uma ferramenta em ambiente de aula (simulador digital – mesa interativa) que complemente o desenvolvimento de competências cognitivas dos estudantes;
  • Disponibilizar uma ferramenta de treino e aprendizagem do raciocínio clínico em enfermagem em ambiente web;
  • Disponibilizar um reportório de experiências de raciocínio clínico que garantam a qualidade e segurança da decisão em enfermagem em condições de saúde comuns ou em condições pouco frequentes;
  • Disponibilizar as mesmas oportunidades de desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e avaliação aos estudantes;
  • Garantir elevados padrões de qualidade e segurança na decisão e raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem antes e durante as experiências clínicas.
Unidade de acolhimento
Equipa de investigação
Produção Científica

Ano: 2021
Autoria: Padilha, José Miguel; Machado, Paulo Puga; Ribeiro, Ana Leonor; Ribeiro, Rui; Vieira, Francisco; Costa, Patrício

In Nurse Education Today

Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro 

In European Respiratory Journal 56 64

Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro In Clinical Simulation in Nursing

Ano: 2020
Autoria: Cristina Freitas Carvalho Sousa Pinto; Palmira da Conceição Martins Oliveira; Olga Maria Freitas Simões de Oliveira Fernandes; José Miguel dos Santos Castro Padilha; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In Journal of Nursing Scholarship

Ano: 2019
Autoria: José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa. José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa 

In Journal of Medical Internet Research

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos 

In Clinical Simulation in Nursing 15 C

Posters em conferências
Innovation in Nursing education - ECare-COPD. Self-management promotion in people with COPD

Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado

In European Respiratory Society Congress

Impact of a led nurse intervention on the capacity for self-care of the person with chronic obstructive pulmonary disease - Systematic Review of Literature

Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Marlene Pereira; Filipa Moreira; Paulo Alexandre Puga Machado

In European respiratory Society Congress

Resumos em conferências
Potential of pre-graduate nursing students to use a clinical virtual simulator

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In Sigma Tetha Tau Iinternational – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Clinical virtual simulation a strategy to develop nursing clinical reasoning education: from traditional education to elearning strategies

Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; João Luís Frias Rosa; Diana Manuel Pereira Marques

In Sigma Tetha Tau International – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Pre-graduate nursing students perceived usability of the immersive virtual simulation in nursing education

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos

In Acendio 2017, Valencia

Pre-graduate nursing student's perceived usefulness, easiness and intention to use an immersive virtual simulator

Ano: 2017
Autoria: Padilha, M.; Machado, P.; Ribeiro, A.; José Luís Nunes Ramos

In Congresso SPSim 2017 – A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde, Coimbra

Efetividade da simulação clínica virtual na educação em enfermagem

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Patrício Ricardo Soares Costa

In Congresso Nacional das Práticas Pedagógicas do Ensino Superior, Setúbal

Pre-graduate nursing students’ intention to use clinical virtual simulation

Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos

In CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal

CNaPPES 2016 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado

In 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa

Nursing clinical reasoning education

Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos

In V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra

Parceiros

O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros: