NuCRE 3DS

NuCRE 3DS
Introdução de Tecnologias Digitais no Ensino de Enfermagem
O ensino de enfermagem rege-se por elevados padrões de qualidade e segurança desafiando os professores à inovação e modernização das estratégias pedagógicas. A introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem otimizará o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico, elemento fundamental para a qualidade da decisão autónoma em enfermagem.
A necessidade de garantir elevados padrões de qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem, associados às restrições ético-legais do treino clínico em doentes, conduz à necessidade de recorrer a tecnologias inovadoras que viabilizem a construção de aprendizagens que capacitem os estudantes para a decisão clínica. Atualmente os simuladores, mesmo os de alta fidelidade, continuam a ser pouco dinâmicos revelando lacunas no treino do raciocínio clínico dadas as limitações do reportório de cenários clínicos que dispõem.
Pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um reportório de cenários clínicos (base de conhecimento) que suportem o desenvolvimento de um simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico – Body InteractTM, que contribua para a melhoria da aprendizagem do raciocínio clínico dos estudantes nas unidades curriculares (UC) de respostas corporais à doença (I e II) de um curso de licenciatura em enfermagem em Portugal.
Objetivos
- Desenvolver 30 árvores de decisão clínica em enfermagem / casos clínicos (base do conhecimento) que sustentem a integração num simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico –Body InteractTM;
- Disponibilizar, aos estudantes de enfermagem, um instrumento de simulação e treino do raciocínio clínico em enfermagem que melhore a qualidade e segurança da tomada de decisão perante quadros clínicos;
- Disponibilizar uma ferramenta em ambiente de aula (simulador digital – mesa interativa) que complemente o desenvolvimento de competências cognitivas dos estudantes;
- Disponibilizar uma ferramenta de treino e aprendizagem do raciocínio clínico em enfermagem em ambiente web;
- Disponibilizar um reportório de experiências de raciocínio clínico que garantam a qualidade e segurança da decisão em enfermagem em condições de saúde comuns ou em condições pouco frequentes;
- Disponibilizar as mesmas oportunidades de desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e avaliação aos estudantes;
- Garantir elevados padrões de qualidade e segurança na decisão e raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem antes e durante as experiências clínicas.
Unidade de acolhimento
Equipa de investigação
Produção Científica
Ano: 2021
Autoria: Padilha, José Miguel; Machado, Paulo Puga; Ribeiro, Ana Leonor; Ribeiro, Rui; Vieira, Francisco; Costa, Patrício
In Nurse Education Today
Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro
In European Respiratory Journal 56 64
Ano: 2020
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro In Clinical Simulation in Nursing
Ano: 2020
Autoria: Cristina Freitas Carvalho Sousa Pinto; Palmira da Conceição Martins Oliveira; Olga Maria Freitas Simões de Oliveira Fernandes; José Miguel dos Santos Castro Padilha; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos
In Journal of Nursing Scholarship
Ano: 2019
Autoria: José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa. José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa
In Journal of Medical Internet Research
Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos
In Clinical Simulation in Nursing 15 C
Posters em conferências
Innovation in Nursing education - ECare-COPD. Self-management promotion in people with COPD
Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado
In European Respiratory Society Congress
Impact of a led nurse intervention on the capacity for self-care of the person with chronic obstructive pulmonary disease - Systematic Review of Literature
Ano: 2019
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Marlene Pereira; Filipa Moreira; Paulo Alexandre Puga Machado
In European respiratory Society Congress
Resumos em conferências
Potential of pre-graduate nursing students to use a clinical virtual simulator
Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos
In Sigma Tetha Tau Iinternational – 4th Biennial European Conference, Cambridge
Clinical virtual simulation a strategy to develop nursing clinical reasoning education: from traditional education to elearning strategies
Ano: 2018
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; João Luís Frias Rosa; Diana Manuel Pereira Marques
In Sigma Tetha Tau International – 4th Biennial European Conference, Cambridge
Pre-graduate nursing students perceived usability of the immersive virtual simulation in nursing education
Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos
In Acendio 2017, Valencia
Pre-graduate nursing student's perceived usefulness, easiness and intention to use an immersive virtual simulator
Ano: 2017
Autoria: Padilha, M.; Machado, P.; Ribeiro, A.; José Luís Nunes Ramos
In Congresso SPSim 2017 – A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde, Coimbra
Efetividade da simulação clínica virtual na educação em enfermagem
Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Patrício Ricardo Soares Costa
In Congresso Nacional das Práticas Pedagógicas do Ensino Superior, Setúbal
Pre-graduate nursing students’ intention to use clinical virtual simulation
Ano: 2017
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos
In CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal
CNaPPES 2016 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado
In 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa
Nursing clinical reasoning education
Ano: 2016
Autoria: Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos
In V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros: