Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
Projetos de I&D em funcionamento
Do nascimento à idade adulta
DEVoTION
Saúde mental perinatal e trauma relacionado ao parto: maximizando as melhores práticas e os melhores resultados
COST Action CA18211
O objetivo principal desta ação é estabelecer uma rede internacional multidisciplinar de investigadores, clínicos, ONGs e PME com vista a consolidar e disseminar evidências atuais com vista a procurar novas formas de prevenir, minimizar e resolver traumas relacionados ao nascimento, otimizando resultados emocionais e psicológicos para pais e famílias, visando a partilha de boas práticas em toda a Europa.
PromCom2SAJ
Comportamentos de saúde e sociais em adolescentes e jovens
Este projeto tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento de comportamentos de saúde e sociais e para a implementação de políticas de saúde e educativas que apoiem os adolescentes e jovens no desenvolvimento de comportamentos de saúde e sociais. É composto por dois subprojetos:
(1) Comportamentos de saúde e sociais em estudantes de enfermagem.
(2) Comportamento de saúde e social dos jovens dos concelhos de Barcelos e Esposende.
SEI
Sociedade, Escolas e Investigação
Este projeto, iniciado no ano letivo 2014/15 com o objetivo geral de alavancar o nível educacional da comunidade escolar, promovendo o conhecimento e a literacia científica é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através do departamento Porto do Conhecimento, destinado aos alunos do 3º ciclo e secundário dos estabelecimentos de ensino públicos da cidade do Porto.
A ESEP é uma das instituições de ensino superior público envolvidas. Neste âmbito a parceira da ESEP é a Escola Básica Pero Vaz de Caminha.
Da idade adulta à terceira idade
AlertFalls
Prevenção de quedas em pessoas mais velhas a viverem sós
O objetivo principal do projeto visa o desenvolvimento de uma aplicação para registo de dados e cálculo do risco de queda em pessoas mais velhas a viverem sós. Para este efeito serão levadas a cabo cinco atividades sequenciais e interdependentes que estruturam o projeto, realizadas por um promotor, a ESE UM e dois co-promotores, o CCG e a ESEP, em parceria com a Câmara Municipal de Braga.
FallPrevention
Prevenção de quedas para um envelhecimento ativo na comunidade
A promoção de um envelhecimento ativo deve constituir um desígnio do indíviduo, da família, da comunidade em geral e dos profissionais de saúde em particular. As boas práticas gerontogeriátricas patenteiam que a qualidade de vida dos idosos é determinada pela capacidade de se manterem independentes no seu contexto habitual de vida. Por sua vez, a literatura apresenta como principal fator associado à perda da independência nesta faixa etária, as quedas. Este projeto tem, assim, por objetivos centrais a prevenção de quedas dos idosos na comunidade e a promoção do envelhecimento ativo.
OsE
Um olhar sobre o envelhecimento
Os dados disponíveis apontam para a progressão do fenómeno do envelhecimento., mantendo-se como um dos grandes desafios e oportunidades que a sociedade portuguesa e brasileira enfrentam e para as quais tem de encontrar respostas de modo a garantir uma sociedade inclusiva para todos. Este facto implica a adequação na prestação de serviços de saúde e na capacitação de recursos humanos.
Com este estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos na área da gerontogeriatria por intermédio de um estudo de natureza mista, exploratório e comparativo, numa amostra que inclui estudantes de enfermagem, cuidadores formais de pessoas idosas e pessoas idosas.