PromCom2SAJ

PromCom2SAJ

Promoção de comportamentos sociais e de saúde

Os enfermeiros têm um papel de destaque na promoção da saúde das pessoas e das comunidades, em particular, junto da população mais jovem. Tendo como pressuposto o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que reconhece:

  • a influência no estilo de vida dos fatores de natureza biológica, psicológica, sociocultural e ainda, a autoeficácia percebida.
  • e os componentes da promoção da saúde incluem a responsabilidade em saúde, a atividade física, a nutrição, as relações interpessoais, o crescimento espiritual e a gestão do stress.

Estamos no tempo certo, de atuar junto das crianças, adolescentes e jovens adultos, pelo seu potencial de mudança individual e na repercussão que estes podem ter, no presente e no futuro, nos contextos familiar, escolar e social.

Finalidade

Contribuir para o desenvolvimento de competências nas crianças, adolescentes e jovens adultos que lhe permitam melhorar a capacidade de tomada de decisão na preservação da sua saúde, pela adoção de comportamentos de saúde e sociais saudáveis.

O PromCom2SAJ inclui quatro subprojectos:

  • Comportamentos sociais e de saúde em estudantes de enfermagem no contexto internacional – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais de adolescentes e jovens adultos.
  • Comportamentos sociais e de saúde em estudantes a frequentar o ensino secundário na região de Barcelos/Esposende – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais adolescentes e jovens adultos.
  • Emotions4Health – capacitar para adoção comportamento sociais e de saúde conceção de conteúdos e tecnologias para uma abordagem multicanal de apoio aos jovens dos 17 aos 25 anos promovendo a autoconsciência emocional e o desenvolvimento de competências de comunicação, pensamento criativo e crítico dos jovens.
  • Enfermagem: a profissão percebida pelos mais novos (E2P+N) – promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde

Objetivos

  • Identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais crianças, adolescentes e jovens adultos.
  • Desenvolver e validar de estratégias inovadoras para crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
  • Capacitar crianças, adolescentes e jovens adultos na tomada de decisão para adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
  • Proporcionar aprendizagens significativas a crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
  • Promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde.

Equipa de investigação

Ilda Fernandes

Investigadora responsável

Luísa Andrade

ESEP

Karla Rolim

Universidade Fortaleza

Maria Manuela Martins

ESEP

Margarida Reis Santos

ESEP

Isabel Bica Santos

Francisca Macedo

Universidade Federal Maranhão

Andrea Silva

Universidade Federal Maranhão

Flávia Nunes

Universidade Federal Maranhão

Juan Torres

Universidade Castilla de la Mancha

José Aguilera

Universidade Castilla de la Mancha

Almerindo Domingues

ACES Cávado III Barcelos/Esposende

Luís Graça

Escola Superior Saúde Viana Castelo