PromCom2SAJ
PromCom2SAJ
Promoção de comportamentos sociais e de saúde
Os enfermeiros têm um papel de destaque na promoção da saúde das pessoas e das comunidades, em particular, junto da população mais jovem. Tendo como pressuposto o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que reconhece:
- a influência no estilo de vida dos fatores de natureza biológica, psicológica, sociocultural e ainda, a autoeficácia percebida.
- e os componentes da promoção da saúde incluem a responsabilidade em saúde, a atividade física, a nutrição, as relações interpessoais, o crescimento espiritual e a gestão do stress.
Estamos no tempo certo, de atuar junto das crianças, adolescentes e jovens adultos, pelo seu potencial de mudança individual e na repercussão que estes podem ter, no presente e no futuro, nos contextos familiar, escolar e social.
Finalidade
Contribuir para o desenvolvimento de competências nas crianças, adolescentes e jovens adultos que lhe permitam melhorar a capacidade de tomada de decisão na preservação da sua saúde, pela adoção de comportamentos de saúde e sociais saudáveis.
O PromCom2SAJ inclui quatro subprojectos:
- Comportamentos sociais e de saúde em estudantes de enfermagem no contexto internacional – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais de adolescentes e jovens adultos.
- Comportamentos sociais e de saúde em estudantes a frequentar o ensino secundário na região de Barcelos/Esposende – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais adolescentes e jovens adultos.
- Emotions4Health – capacitar para adoção comportamento sociais e de saúde conceção de conteúdos e tecnologias para uma abordagem multicanal de apoio aos jovens dos 17 aos 25 anos promovendo a autoconsciência emocional e o desenvolvimento de competências de comunicação, pensamento criativo e crítico dos jovens.
- Enfermagem: a profissão percebida pelos mais novos (E2P+N) – promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde
Objetivos
- Identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais crianças, adolescentes e jovens adultos.
- Desenvolver e validar de estratégias inovadoras para crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Capacitar crianças, adolescentes e jovens adultos na tomada de decisão para adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Proporcionar aprendizagens significativas a crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde.
Parceiros
- O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
- Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
- Universidade de Fortaleza
- Universidade Federal do Maranhão
- Universidade de Castilla de la Mancha – UCLM – Campus de Toledo: E.U. Enfermería y Fisioterapia de Toledo.
- Escola Superior de Saúde de Viseu – IP de Viseu
- Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo – IPVC
- ACES Cávado III Barcelos/Esposende
Equipa de investigação
Francisca Macedo
Universidade Federal Maranhão
Andrea Silva
Universidade Federal Maranhão
Flávia Nunes
Universidade Federal Maranhão
Juan Torres
Universidade Castilla de la Mancha
José Aguilera
Universidade Castilla de la Mancha
Almerindo Domingues
ACES Cávado III Barcelos/Esposende