PromCom2SAJ

PromCom2SAJ
Promoção de comportamentos sociais e de saúde
Os enfermeiros têm um papel de destaque na promoção da saúde das pessoas e das comunidades, em particular, junto da população mais jovem. Tendo como pressuposto o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que reconhece:
- a influência no estilo de vida dos fatores de natureza biológica, psicológica, sociocultural e ainda, a autoeficácia percebida.
- e os componentes da promoção da saúde incluem a responsabilidade em saúde, a atividade física, a nutrição, as relações interpessoais, o crescimento espiritual e a gestão do stress.
Estamos no tempo certo, de atuar junto das crianças, adolescentes e jovens adultos, pelo seu potencial de mudança individual e na repercussão que estes podem ter, no presente e no futuro, nos contextos familiar, escolar e social.
Finalidade
Contribuir para o desenvolvimento de competências nas crianças, adolescentes e jovens adultos que lhe permitam melhorar a capacidade de tomada de decisão na preservação da sua saúde, pela adoção de comportamentos de saúde e sociais saudáveis.
O PromCom2SAJ inclui quatro subprojectos:
- Comportamentos sociais e de saúde em estudantes de enfermagem no contexto internacional – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais de adolescentes e jovens adultos.
- Comportamentos sociais e de saúde em estudantes a frequentar o ensino secundário na região de Barcelos/Esposende – identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais adolescentes e jovens adultos.
- Emotions4Health – capacitar para adoção comportamento sociais e de saúde conceção de conteúdos e tecnologias para uma abordagem multicanal de apoio aos jovens dos 17 aos 25 anos promovendo a autoconsciência emocional e o desenvolvimento de competências de comunicação, pensamento criativo e crítico dos jovens.
- Enfermagem: a profissão percebida pelos mais novos (E2P+N) – promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde
Objetivos
- Identificar o perfil de comportamentos de saúde e sociais crianças, adolescentes e jovens adultos.
- Desenvolver e validar de estratégias inovadoras para crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Capacitar crianças, adolescentes e jovens adultos na tomada de decisão para adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Proporcionar aprendizagens significativas a crianças, adolescentes e jovens adultos promotoras da adoção de comportamentos sociais e de saúde saudáveis.
- Promover a profissão de enfermagem enquanto recurso de saúde.
Parceiros
- O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
- Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
- Universidade de Fortaleza
- Universidade Federal do Maranhão
- Universidade de Castilla de la Mancha – UCLM – Campus de Toledo: E.U. Enfermería y Fisioterapia de Toledo.
- Escola Superior de Saúde de Viseu – IP de Viseu
- Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo – IPVC
- ACES Cávado III Barcelos/Esposende