120 de Ciência: Maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais
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Published by Ana Beatriz Matos on
A maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais. Esta foi a conclusão retirada do estudo que conta com a participação do docente da ESEP, Wilson Abreu.
O artigo com o título “Efetividade de intervenções educacionais na prevenção das infecções respiratórias: revisão sistemática e metanálise” foi publicado na REBEn, Revista Brasileira de Enfermagem.
Teve como objetivo evidenciar a efetividade das intervenções educacionais no conhecimento, atitude e prática para a prevenção de infeções respiratórias em adultos e idosos.
Foi realizada uma revisão sistemática em 11 bases de dados. Selecionaram-se estudos primários, sem restrição de idiomas e de recorte temporal, do tipo ensaio clínico randomizado, não randomizado e antes e depois.
Os resultados evidenciaram a efetividade da intervenção em sete estudos. Os resultados da metanálise de efeitos aleatórios mostram que existe diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre prevenção de doenças respiratórias para a ocorrência de eventos representados por melhora de conhecimento.
Foi possível concluir que a maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais, determinada através do inquérito Conhecimento, Atitude e Prática.
Francisca Linhares
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Wilson Abreu
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
Priscila Melo
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Ryanne Mendes
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Thaís Silva
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Tarcila Gusmão
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Tatiane Gomes Guedes
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
O artigo, que conta com a participação dos docentes da ESEP, Isilda Ribeiro e Francisco Sampaio, teve como objetivo traduzir e adaptar culturalmente a Hamilton Anxiety Scale para a população portuguesa.
O estudo que conta com a participação das docentes da ESEP, Carla Fernandes e Joana Campos, identifica oportunidades para fortalecer o conhecimento em enfermagem, através da utilização de jogos como formas de acolhimento.
O estudo, que conta com a participação dos docentes Isilda Ribeiro e Carlos Sequeira, concluiu que o Programa de Aconselhamento Perinatal tem várias características e os enfermeiros de saúde mental são potenciais facilitadores.