120 de Ciência: jogos como formas de acolhimento de populações em situação de vulnerabilidade social

Published by Ana Beatriz Matos on

120 de Ciência - Episódio 29

A utilização de jogos como formas de acolhimento, formação e integração de populações em situação de vulnerabilidade social pode fortalecer o atual corpo de conhecimento em enfermagem. A conclusão surge do estudo que conta com a participação das docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Carla Fernandes e Joana Campos.

O artigo com o título “The potential of games for vulnerable groups like refugees: a scoping review” teve como objetivo mapear os estudos existentes sobre o desenvolvimento de jogos para refugiados, identificando os jogos desenvolvidos, características e possível aplicação aos cuidados de saúde.

Foi realizada uma scoping review em julho de 2022, utilizando as bases de dados MEDLINE, CINAHL, SPORTDiscus, Scopus, SciELO, Psychology and Behavioral Sciences Collection e Cochrane Central Register of Controlled Trials.

Foram identificados 8 estudos, com 8 diferentes tipos de jogos publicados entre 2016 e 2022. As características dos jogos encontrados recaem essencialmente sobre a sua utilização para aumentar a empatia para com os refugiados.

Deste modo, este estudo identifica oportunidades para fortalecer o atual corpo de conhecimento em enfermagem, utilizando jogos como formas de acolhimento, formação e integração de populações em situação de vulnerabilidade social em que se encontram os refugiados.

O artigo é da autoria de Carla Fernandes, Joana Campos, Andreia Lima, Suellen Chaves. Eliana Santos, Dárcio Mendes e Maria Nóbrega.

Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS