A maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais. Esta foi a conclusão retirada do estudo que conta com a participação do docente da ESEP, Wilson Abreu.
O artigo com o título “Efetividade de intervenções educacionais na prevenção das infecções respiratórias: revisão sistemática e metanálise” foi publicado na REBEn, Revista Brasileira de Enfermagem.
Teve como objetivo evidenciar a efetividade das intervenções educacionais no conhecimento, atitude e prática para a prevenção de infeções respiratórias em adultos e idosos.
Foi realizada uma revisão sistemática em 11 bases de dados. Selecionaram-se estudos primários, sem restrição de idiomas e de recorte temporal, do tipo ensaio clínico randomizado, não randomizado e antes e depois.
Os resultados evidenciaram a efetividade da intervenção em sete estudos. Os resultados da metanálise de efeitos aleatórios mostram que existe diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre prevenção de doenças respiratórias para a ocorrência de eventos representados por melhora de conhecimento.
Foi possível concluir que a maioria dos estudos evidencia a efetividade das intervenções educacionais, determinada através do inquérito Conhecimento, Atitude e Prática.
Sobre os autores
Francisca Linhares
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Wilson Abreu
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
Priscila Melo
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Ryanne Mendes
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Thaís Silva
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Tarcila Gusmão
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Tatiane Gomes Guedes
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

