120 de Ciência: Ambientes da prática profissional são favoráveis à qualidade dos cuidados
Published by Ana Beatriz Matos on
Os ambientes da prática profissional de enfermagem são moderadamente favoráveis à qualidade dos cuidados prestados. Esta foi a conclusão do estudo de Olga Ribeiro e Clemente Sousa, investigadores da ESEP/Cintesis.
O artigo publicado no Porto Biomedical Journal com o título “Environments of professional nursing practice in the context of the COVID-19 pandemic” teve como objetivo determinar o tamanho e o alcance das fraquezas que surgiram com a pandemia do coronavírus.
Num estudo observacional e transversal, 752 enfermeiros de um hospital universitário português forneceram dados sociodemográficos e profissionais sobre os componentes: estrutura, processo e resultados do seu ambiente profissional. A recolha de dados decorreu de 1 a 30 de junho de 2020, imediatamente após o primeiro período crítico da pandemia de covid-19 em Portugal.
Os resultados mostraram que os fatores Processo foram favoráveis à qualidade dos cuidados, enquanto que os fatores Estrutura e Resultado tiveram um efeito moderadamente favorável. Foi, assim, estabelecida uma associação significativa entre os fatores de desfecho e os contextos de trabalho e funções de enfermagem nas áreas de atendimento ao paciente com COVID-19.
Foi possível concluir que existe a necessidade de investir na participação, envolvimento e qualificação profissional do enfermeiro, de forma a garantir que os ambientes da prática são propícios à qualidade dos cuidados e promotores do envolvimento profissional e da satisfação no trabalho.
Sobre os autores
Olga Ribeiro
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Cintesis, Portugal
Letícia Trindade
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Clemente de Sousa
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Cintesis, Portugal
Paulo Teles
Faculdade de Economia da Universidade do Porto, LIAAD-INESC, Portugal
Maria Filomena Cardoso
Centro Hospitalar Universitário São João, Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Carla da Rocha
School of Health Sciences HES-SO Valais-Wallis, Suíça
Sónia Barros
Centro Hospitalar Universitário São João, Portugal
João Ventura-Silva
Centro Hospitalar Universitário São João, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal