A ESEP acaba de publicar novo livro digital intitulado: “Autocuidado: Um Foco Central da Enfermagem“, disponível online no Repositório Institucional da ESEP.
Esta iniciativa da Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Autocuidado da ESEP vem no seguimento do sucesso na edição do livro A Pessoa Dependente e os Familiares Cuidadores, lançado de 2017, resultante de reflexões e síntese de conteúdos desenvolvidos nas unidades curriculares afetasa esta UCP que tem por missão debruçar-se sobre as melhores evidências em três grandes focos da Enfermagem: Autocuidado, Papel dos familiares cuidadores e a Autogestão da doença.
Neste âmbito, o novo livro publicado pretendeu dar maior ênfase a uma área que, no livro de 2017, ficou a descoberto: o Autocuidado.
O Autocuidado, tal como muitos conceitos em saúde, é polissémico, podendo ser visto em várias perspetivas. Na realidade, todos conhecemos o conceito associado à teoria de Orem, que sustenta o propósito da profissão de Enfermagem. No entanto, o autocuidado ganhou novas perspetivas ao entrar no vocabulário de outras disciplinas e na linguagem do dia-a-dia.
Assim, podemos encontrar distintas perspetivas que configuram o autocuidado como um movimento, um conceito, uma estrutura, um modelo, um processo ou um fenómeno.
É nesta perspetiva mais holística que os autores lançou âncora para compreender como ajudar as pessoas a tomarem consciência dos mecanismos que influenciam a sua saúde, os meios e as motivações para resolver os seus problemas de saúde.
Neste contexto, este livro, congrega temas relevantes no âmbito do Autocuidado, desde a explanação do próprio conceito e suas perspetivas mais atuais, medidas de avaliação, recursos tecnológicos, autogestão da doença, programas de intervenção, espiritualidade, coaching e cuidados continuados.
Foi, assim, objetivo dos autores refletir sobre o conceito, saber como avaliar, como intervir e como orientar as pessoas quando se instalam os défices de saúde, aspetos essenciais para uma conceção de cuidados e implementação de terapêuticas de enfermagem orientadas para ganhos em saúde.
Este é, pois, um livro académico que contou com a colaboração de mais de 20 docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto e investigadores CINTESIS e UNIESEP, ainda, a colaboração de investigadores da Universidade do Minho – nomeadamente, da Escola Superior de Enfermagem, do Instituto de Educação e do Centro de Estudos Humanísticos – e, ainda, da UICISA: E – Health Sciences Research Unit: Nursing.
Este livro pretende, deste modo colaborativo, ser útil a todos os que necessitem de se debruçar sobre o autocuidado, reunindo evidências e reflexões essenciais para o maior reconhecimento da sua relevância e do papel dos enfermeiros nos processos de transição, que ocorrem ou podem ocorrer ao longo da vida do indíviduo e família.