Uso de equipamento de proteção individual por profissionais de saúde na pandemia de covid-19
Uso de equipamento de proteção individual por profissionais de saúde na pandemia de covid-19
A docente da ESEP, Elisabete Borges, colaborou num estudo que teve por objetivo perceber a adesão à utilização de equipamento de proteção individual na ótica dos enfermeiros gestores.
data

O artigo intitulado “Adhesion to use individual protection equipment during the Covid-19 pandemic: a phenomenological study with nurse managers” recorreu à utilização de estudo fenomenológico qualitativo, envolvendo 17 enfermeiros/as gestores de um hospital no norte de Portugal, durante a primeira onda da pandemia. Para a obtenção da informação foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo.

Este estudo, realizado no âmbito do Projeto HWOPI, teve como finalidade comprrender, de acordo com a perceção dos enfermeiros gestores de um hospital, a adesão ao uso de equipamento de proteção individual por profissionais de saúde durante a pandemia de covid-19.

As categorias resultantes do estudo foram “facilitadores da adesão ao uso de equipamento de proteção individual”; “dificultadores da adesão ao uso de equipamento de proteção individual” e as “estratégias que promovem a adesão”.

O medo e a perceção de risco foram os facilitadores que mais impactaram na mudança de comportamento, enquanto o uso comprometido de equipamento de proteção individual foi o maior obstáculo. Supervisão da equipa e cuidados prestados destacam-se como estratégia central dos enfermeiros gestores.

Os resultados apontam para a importância d o enfermeiro gestor implementar estratégias que promovam mudanças de comportamento e que melhorem adesão.

O artigo, publicado na European Journal of Occupational Health Nursing, é da autoria de Elisabete Maria das Neves Borges, Ana Paula Macedo Camilo e Letícia de Lima Trindade.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3ODS
Mais
artigos