Ao longo das últimas três décadas, a Escola Superior de Enfermagem do Porto obteve um notável reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, pelos seus esforços pioneiros no desenvolvimento de sistemas de informação e documentação em enfermagem, que integram taxonomias tal como a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Atualmente, os sistemas desenvolvidos fazem parte integrante do fluxo de trabalho diário de mais de 90% dos enfermeiros em Portugal.
O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Portugal (CIDESI-ESEP) é um dos 14 centros acreditados globalmente pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) desde 2010. Atualmente, é composto por uma equipa de 17 pesquisadores, engenheiros de TI e diversos doutorandos que contribuem coletivamente para os avanços nesta área.
Desde 2014, o CIDESI-ESEP tem registado avanços significativos, nomeadamente no desenvolvimento de uma Ontologia de Enfermagem multilingue conhecida como projeto “NursingOntos”. Esta iniciativa propõe um quadro estruturado onde é especificado um conjunto definido de conceitos dentro do domínio da enfermagem e suas relações, proporcionando uma representação formal do conhecimento de enfermagem.
Desde 2019 que a NursingOntos é reconhecida como matriz de referência para representação das principais entidades envolvidas no processo de cuidados de enfermagem em Portugal pela Ordem dos Enfermeiros (Associação Nacional de Enfermeiros – membro do ICN). Este reconhecimento permite que todos os sistemas que incorporam NursingOntos no seu backend documentem, processem e partilhem eficazmente informação de enfermagem a nível nacional.
A NursingOntos incorpora um modelo de dados estruturado composto por tabelas interligadas que incluem diversas classes de informação, representando estrategicamente os componentes centrais do processo de tomada de decisão em consonância com os momentos de planeamento dos cuidados de enfermagem. Esses elementos incluem “dados de avaliação inicial e evolução”, “diagnósticos de enfermagem”, “objetivos” e “intervenções”. O modelo é construído segundo esquemas de relacionamento hierárquicos e condicionais, empregando uma lógica do tipo “Se… então…”. Este design garante a adaptabilidade da NursingOntos para integração no backend de qualquer sistema de registos de saúde eletrónicos.
Considerando as suas características distintivas, a NursingOntos agiliza a transição para sistemas de informação de enfermagem que vão além da documentação, integrando sistemas de apoio à decisão clínica, elevando assim a sua funcionalidade e eficácia globais.
Estruturada em domínios de atenção de enfermagem e dirigida a diversos clientes, incluindo pacientes, cuidadores, pais e familiares, esta ontologia está mapeada com taxonomias tais como a CIPE e a Snomed CT, e estruturada em conformidade com as normas ISO, promovendo a interoperabilidade semântica e técnica em múltiplos ambientes à escala internacional.
Existe um interesse crescente numa ontologia de enfermagem por parte de múltiplas entidades, perspetivando a antecipação da sua integração na documentação diária dos cuidados de enfermagem num futuro próximo. Os esforços contínuos de tradução e validação para diferentes idiomas têm como intenção facilitar a expansão gradual desta solução para o contexto internacional.
Neste âmbito, o CIDESI-ESEP evoluiu para o desenvolvimento de uma aplicação educativa – e4nursing (“enhancing expertise and empowering education for nursing”) -, um software multilingue, que funciona num ambiente plug-and-play baseado na web, criado através de um esforço de colaboração entre a ESEP e a empresa de software VirtualCare®, que incorpora a NursingOntos no seu backend, e é especificamente concebido para desenvolver, nos estudantes de enfermagem, os complexos processos de planeamento de cuidados e de tomada de decisão clínica.
Esta plataforma educacional integra uma estrutura de conhecimento baseada em relações de “restrição” ou “aconselhamento”, servindo como um recurso valioso para a conceção de sistemas de apoio à decisão. Através da e4nursing, os estudantes podem selecionar vários domínios de atenção de enfermagem, selecionar dados de avaliação pertinentes para identificação de diagnósticos, definir objetivos e prescrever intervenções. A plataforma facilita ainda a criação automática de um plano de cuidados de enfermagem com base nas informações geradas.
Introduzida em 2020, este software é atualmente utilizado em 64 unidades curriculares de ensino da ESEP, desde a fase inicial dos cursos de pré-graduação até a fase final dos cursos de pós-graduação. A sua utilização estende-se a mais de mil alunos por semestre, destacando a sua ampla adoção no currículo dos cursos de enfermagem. Neste contexto, a e4nursing alcançou um nível notável de maturidade, posicionando-se nos Níveis de Prontidão Tecnológica (TRL) 7-8. Essa maturidade é atribuída à sua carga de trabalho operacional contínua há cerca de quatro anos, indicando uma prontidão tecnológica robusta e bem estabelecida.
Estes avanços posicionaram a ESEP como parte integrante de um amplo consórcio de instituições dentro da agenda Health from Portugal (HfPT). A principal missão deste consórcio é aumentar a competitividade da cadeia de valor da saúde nacional, conseguida através da ênfase no conhecimento gerado e acessível em instituições de ensino superior, institutos de investigação, hospitais e empresas, num quadro que dá prioridade ao desenvolvimento, à sustentabilidade e ao objetivo global de alcançar mais e melhor saúde para todos.
Sujeito a financiamento, no contexto do programa de Recuperação e Resiliência (PRR), este cluster da saúde aspira afirmar-se como uma força dinâmica, agindo como um “agente mobilizador, agregador e catalisador” dentro do ecossistema de saúde. Com uma ênfase estratégica na inovação, na digitalização e na “economia de dados”, o objetivo é posicionar Portugal como um hub de referência mundial na conceção, desenvolvimento e produção de soluções avançadas para os mercados de saúde. Este posicionamento será alcançado através de um compromisso com a inovação e a tecnologia.
O CIDESI-ESEP participa ativamente em diversas iniciativas que visam estabelecer o Projeto E4nursing.pt a nível nacional e simultaneamente criar o Projeto E4nursing.eu à escala internacional. Estas comunidades estão centradas nos produtos NursingOntos e e4nursing. O objetivo geral da participação neste projeto é o de dimensionar e validar sistematicamente essas soluções para o mercado global.
Este desafio abre inúmeras oportunidades, particularmente nos domínios das soluções de “Smart Health” e “Smart Health Education”. Além disso, explora o potencial da “economia de dados” no sector da saúde, reconhecendo a importância dos dados relacionados com os cuidados de enfermagem neste cenário em evolução.
Áreas-chave do HfPT:
Desenvolvimento de soluções inteligentes de saúde voltadas ao segmento digital MedTech;
Criação de um repositório nacional de dados inteligentes de saúde de referência internacional;
Possibilitar o crescimento e a sofisticação do segmento de estudos clínicos no país; e
Criar soluções que aumentem o potencial do ecossistema para recolha e benchmarking de dados clínicos e custos associados à prestação de cuidados de saúde.
Um consórcio composto por quase uma centena de copromotores públicos e privados irá enfrentar estes desafios de forma colaborativa. Estas entidades complementam-se tanto a nível técnico como tecnológico, reunindo as capacidades essenciais para atingir os objetivos estabelecidos. O objetivo geral é introduzir mais de 100 novos produtos, serviços e soluções até 2025.