CIDESI

CIDESI

Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem

O CIDESI – Centro de Investigação Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Portugal (CIDESI-ESEP) é um dos 14 centros mundiais acreditados pelo ICN – International Council of Nurses. Neste separador encontrará informação sobre o Centro de Investigação, bem como outras informações de interesse na área dos sistemas de informação em Enfermagem.

Missão

Melhorar a qualidade do ensino e dos cuidados em Enfermagem, através da investigação e do desenvolvimento de Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) e o suporte ao desenvolvimento da CIPE®, em colaboração com o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

O CIDESI-ESEP opera dentro da missão e objetivos da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), em cooperação direta com a Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

Há mais de 20 anos que estamos comprometidos com a pesquisa e desenvolvimento de Sistemas de Informação de Enfermagem (SIE) em Portugal, direcionados para a formação e para a prática profissional de Enfermagem.

A nossa finalidade é melhorar a qualidade do ensino e dos cuidados de enfermagem, através da pesquisa e desenvolvimento de SIE e do apoio ao desenvolvimento da CIPE©.

Este centro está localizado na Escola de Enfermagem do Porto e inclui 14 professores (todos enfermeiros com diferentes especializações e a maioria com doutoramento em enfermagem) e dois engenheiros. Inclui ainda oito estudantes de doutoramento em enfermagem, que estão a desenvolver seus projetos alocados ao centro.

O CIDESI-ESEP colabora diretamente com outros centros creditados pelo ICN e diferentes organizações internacionais de Enfermagem (nomeadamente de países como a Noruega, Itália, Irlanda, Polónia, Turquia, Austrália).

Nos últimos anos, e após analisar os dados nacionais disponíveis a partir da utilização do SClinico™, realizados diariamente por mais de 90% dos enfermeiros portugueses, o CIDESI-ESEP evoluiu para o desenvolvimento de uma ontologia de enfermagem portuguesa (NursingOntos©), desenvolvida em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, com o objetivo de representar o conhecimento de enfermagem numa ontologia multilíngue, na qual são especificados os conceitos (dados, diagnósticos e intervenções) e as relações entre estes.

Também desenvolvemos uma plataforma on-line para a conceção de cuidados (e4nursing© – com base na estrutura e no conteúdo da NursingOntos©) a implementar em todos os cursos de enfermagem da ESEP.

Projetos

Até este momento, descrevemos o sistema de informação de enfermagem em uso na prática de enfermagem em meio hospitalar, nos cuidados de saúde primários, bem como a estrutura para a continuidade de cuidados.

Estamos a trabalhar com os enfermeiros na definição das principais componentes da documentação de enfermagem, no sentido de definir o modelo de dados da documentação em Enfermagem que incorpore o registo de saúde eletrónico.

Até este momento, descrevemos o modelo de cuidados de enfermagem em uso e identificamos, com os enfermeiros, as principais componentes da documentação de enfermagem, no que se refere ao diagnóstico, intervenções e resultados sensíveis ao objetivo central: desenvolver um modelo sustentado nas principais áreas de enfermagem.

Após o desenvolvimento e implementação a CIPE® v2.0, descrevendo o significado de cada termo para a prática de enfermagem, deu-se início à integração da CIPE ® v2.0 como a linguagem classificada na documentação de enfermagem, desenvolvendo diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.

Ao momento, encontra-se em análise a produção de conteúdos em e-learning como um recurso para a disseminação e utilização da CIPE® v2.0 dirigido a estudantes de pré e pós-graduação em Enfermagem de países de Língua Oficial Portuguesa e enfermeiros de países de Língua Oficial Portuguesa.

Objetivo 3A: Desenvolver estratégias de e-learning em Enfermagem

Atividades:

  • Definir os recursos técnicos necessários para a disponibilização de conteúdo por e-learning;
  • Definir estratégias de divulgação, implementação e avaliação de e-learning;
  • Definir os recursos e-learning necessários para o apoio de catálogos.

Objetivo 3B: Promover a disseminação da CIPE® v2.0 nos países de língua oficial Portuguesa, usando plataformas de e-learning

Atividades:

  • Delinear e-learning como um recurso para a formação contínua de enfermeiros;
  • Providenciar recursos de e-learning para implementação na prática clínica;
  • Promover o uso de e-learning em cooperação com os países de língua oficial Portuguesa.

Prazo: 4 anos

Parceria: Acordo estabelecido entre a ESEP e o Ministério Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o período 2010-2014, que contempla o desenvolvimento de estratégias de e-learning.

A ESEP teve em funcionamento um curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação em Enfermagem. O programa de estudo foi desenvolvido durante um semestre, o que corresponde um total de 30 ECTS.

O programa de Mestrado foi desenvolvido em 3 semestres (90 ECTS), que incorpora os conteúdos desenvolvidos na Pós-graduação, integrando mais 15 ECTS que correspondem às unidades curriculares de Investigação e Metodologias de Análise de Dados, bem como a uma unidade curricular de Desenvolvimento de SIE. Os estudantes devem escolher entre um dos seguintes percursos a ser concluído no 3.º semestre:

a) Dissertação;

b) Trabalho do projeto;

c) Estágio profissional, que inclui um relatório.

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre inclui:

  • Curso de Especialização em Sistemas de Informação em Enfermagem, que consiste num conjunto organizado de unidades curriculares, ao qual corresponde um total de 45 ECTS do ciclo de estudos (50% do total de créditos do curso), que determina a atribuição de um diploma de Especialização em Enfermagem na área específica do curso de mestrado;
  • A dissertação científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente desenvolvido para este fim, ou uma formação profissional que inclui um relatório, e ao qual corresponde um total de 45 ECTS.

Evolução: Mestrado em Sistemas de Informação em Enfermagem

O Curso de Mestrado em Sistemas de Informação em Enfermagem teve a acreditação prévia pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es).

Atualmente descontinuado, o Mestrado em Sistemas de Informação em Enfermagem tem objetivos consistentes com o projeto educativo, científico e cultural da ESEP, e também pretende estabelecer-se como um fator decisivo na sua implementação.

Para a ESEP, o Curso de Mestrado não representa “apenas” um outro curso de mestrado, mas, acima de tudo, uma oportunidade para a transferência de tecnologia e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico produzido na ESEP.

Com a finalidade de contribuir para a comunicação e disseminação nacional e internacional de programas baseados na CIPE®, foram identificados os seguintes objetivos.

Objetivo 5A: Desenvolver estratégias de comunicação e difusão de programas baseados na CIPE®

Atividades:

  • Apresentar e publicar a pesquisa e desenvolvimento na ICNP®baseada na investigação;
  • Apresentar e publicar a investigação e desenvolvimento de catálogos;
  • Apresentar e publicar o desenvolvimento e a investigação em Sistemas de Informação em Enfermagem e plataformas e-nursing;
  • Participar nos Consórcios dos Centros de Investigação e Desenvolvimento da CIPE®;
  • Participar nas reuniões dos consortium.

Abel Paiva e Silva

Director

Ernesto Morais

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