Centro de Investigação Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem

CIDESI

CIDESI

Centro de Investigação Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem

O Centro de Investigação Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Portugal (CIDESI-ESEP) é um dos 14 centros mundiais acreditados pelo International Council of Nurses (ICN). Existe desde 2010 e integra, atualmente, 14 docentes da ESEP e dois engenheiros informáticos. No âmbito da investigação, integram o grupo nove doutorandos.

As atividades desenvolvidas no âmbito do CIDESI-ESEP guardam relação estreita com os objetivos estratégicos da ESEP e uma cooperação direta com a Ordem dos Enfermeiros (OE) e o ICN.

    Atividades de Investigação e
    Desenvolvimento

    Projeto NURSINGONTOS | Coordenador: Professor Doutor Filipe Pereira

    A NursingOntos é um modelo de referência que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio, neste caso de enfermagem, bem como os relacionamentos entre eles. Na prática, o projeto NursingOntos visa desenvolver uma Ontologia de Enfermagem que, de acordo com os momentos da conceção de cuidados, deve incorporar quatro classes de informação – dados, diagnósticos, objetivos e intervenções – e os relacionamentos entre elas, de modo a que possam ser usadas nos sistemas de informação.

    Objetivos gerais do projeto:

    • Definir um modelo de referência para a NursingOntos;
    • Definir um modelo de dados para NursingOntos;
    • Criar um aplicativo informático para a gestão da NursingOntos;
    • Especificar os conceitos integrantes da NursingOntos;
    • Especificar as relações entre os conceitos integrantes da NursingOntos;
    • Definir um módulo informático de gestão de versões da NursingOntos.

    Prova do conceito: e4nursing

    Para além da representação dos conceitos clinicamente relevantes, no âmbito do domínio, a Ontologia de Enfermagem pretende constituir-se com um recurso capaz de fornecer, numa lógica de independência dos softwares clínicos e dos aplicativos informáticos, uma matriz de conteúdos que os suportem. Neste contexto, o CIDESI entendeu como oportuno desenvolver um aplicativo educacional, que se orienta para a simulação e treino da tomada de decisão clínica, com base na Ontologia de Enfermagem. Por esta via, para além dos benefícios que se antecipam para os processos de ensino-aprendizagem, é possível provar o(s) conceito(s) em que radica a ontologia. É neste quadro que emerge a plataforma e4nursing. Trata-se de uma plataforma educacional, desenvolvida em parceria entre a ESEP e a VirtualCare, que incorpora no seu backend a NursingOntos; circunstância permite, como referido, que o “conceito” em que radica seja provado em Total workload, numa relação do tipo Plug & Play. A e4Nursing é uma plataforma web-based, bilíngue (Português / Inglês), orientada para o processo de conceção de cuidados de enfermagem, com uma arquitetura assente nas principais etapas do processo de tomada de decisão clínica. A e4nursing é utilizada, à escala de ESEP, de forma massiva, quer pelos estudantes de pré-graduação quer pelos estudantes de pós-graduação.

    Associado ao desenvolvimento da NursingOntos, estão a decorrer vários estudos de investigação, no âmbito de Programas de Doutoramento em Enfermagem, que visam suportar a sua estrutura e matriz de conteúdos na melhor evidência disponível, com base em conhecimento derivado da disciplina de enfermagem.

    Em paralelo, estão em curso quatro projetos conexos com o desenvolvimento da ontologia, nomeadamente:

    Tendo como propósito a promoção da interoperabilidade semântica da estrutura de conteúdos da Ontologia de Enfermagem, desde a sua origem, que os conceitos aí representados estão mapeados com a CIPE®. Contudo, neste momento, está em curso um projeto que pretende expandir aquele propósito, com base numa investigação orientada para um processo de mapeamento das entidades representadas na Ontologia de Enfermagem com a SNOMED CT®. Desta forma procura-se incrementar os benefícios ao nível da interoperabilidade entre sistemas. Com efeito, a Ontologia de Enfermagem, que deriva do projeto NursingOntos, constitui-se com um valioso recurso para o desenvolvimento de sistemas de informação. 

    A utilização da e4nursing (descrita em baixo) para todos os ciclos de estudos da ESEP gera uma enorme quantidade de dados, por definição “Big Data”. É propósito deste projeto aproveitar esse grande volume de dados, preparando-os e analisando-os para a obtenção de standards, recorrendo a técnicas matemáticas para extrair esses dados e obter insights através da informação (conjunto de dados) – Data Mining.

    Este projeto tem como finalidade criar um portal de gestão da saúde/doença, administrado pela internet, ligado à NursingOntos que, potencialmente, sirva de infraestrutura de informoterpia, a funcionar no backend dos sistemas de informação da saúde, capaz de permitir a definição de um plano de cuidados individual partilhado entre o enfermeiro e o cidadão.

    • Comunidade como cliente | Coordenadora: Professora Doutora Fernanda Bastos

    Este projeto tem como finalidade a representação na NursingOntos do conhecimento atual presente na literatura científica, tomando por cliente a família e outros grupos da comunidade e evoluindo do cliente «indivíduo» para o cliente «grupo» na representação do conhecimento atual, dado que a enfermagem sempre tomou por cliente o «grupo», seja este a família ou um outro conjunto coerente de pessoas de uma dada comunidade que partilham necessidades ou caraterísticas comuns, também passíveis de obter ganhos em saúde.

      Atividades em colaboração com o ICN:
      Editorial Board

      Professora Doutora Alexandrina Cardoso e Professor Ernesto Morais

      O Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) tem como missão representar os enfermeiros em todo o mundo, promover a profissão de enfermagem, promover o bem-estar dos enfermeiros e defender as políticas de saúde. No âmbito do desenvolvimento e implementação da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®), o ICN promoveu a criação de centros de investigação e desenvolvimento da CIPE credenciados, cujo desiderato é contribuir para o desenvolvimento da CIPE® a nível nacional e internacional. O CIDESI-ESEP tem assento no Editorial Board, participando ativamente nas reuniões.

      Atualmente, sob um acordo com o ICN, a SNOMED International distribui a CIPE® como parte da SNOMED CT. Todavia, o ICN continua a manter a propriedade e a definir o conteúdo da CIPE®. Esta decisão é recente, pelo que os procedimentos de desenvolvimento futuro da CIPE® ainda estão a ser definidos.

      Atividades de consultoria

      Em 2019 a Ordem dos Enfermeiros (OE) aprovou a primeira versão de uma Ontologia de Enfermagem, com base nos resultados do Projeto NursingOntos a que se aludiu. Assim, pela sua natureza, a mesma carece de manutenção e desenvolvimento, de forma a garantir o seu alinhamento com o estado do conhecimento formal mobilizado na conceção de cuidados. Nos termos da Carta de Parceria celebrada entre a OE e a ESEP, os serviços de consultoria, a prestar pela ESEP, para a efetiva e adequada implementação da Ontologia de Enfermagem, no âmbito dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos SPMS-EPE, serão assegurados por todos os docentes afetos ao projeto de I&D “NursingOntos” e que integram o CIDESI.

      Ainda no âmbito da consultadoria, a ESEP assinou um protocolo de colaboração com a CUF, empresa do Grupo José de Mello, para a incorporação nos módulos clínicos de enfermagem do seu ecossistema de informação a Ontologia de Enfermagem aprovada pela Ordem dos Enfermeiros. Nesta consultoria estão envolvidos de todos os docentes afetos ao projeto de I&D “NursingOntos” e que integram o CIDESI.

      Para além disso, a ESEP assinou um protocolo de colaboração com a VirtualCare para a disponibilização da plataforma educacional e4Nursing às instituições de ensino superior que ministrem cursos na área de Enfermagem.

      Coordenação

      Alexandrina Cardoso
      alex@esenf.pt