Estudo revela que curso online representa ferramenta para apoiar e capacitar cuidadores informais
Estudo revela que curso online aberto e massivo representa ferramenta para apoiar e capacitar cuidadores informais
O estudo desenvolvido por docentes da ESEP permitiu concluir que o MOOC provou ser uma ferramenta eficaz para aumentar o conhecimento e empoderar os cuidadores no seu papel.
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A pandemia de Covid-19 apresentou desafios significantes para os sistemas de saúde, particularmente na população mais velha devido à sua vulnerabilidade e maior suscetibilidade a complicações severas. Muitos dos indivíduos mais vulneráveis dependem dos cuidadores informais, que desempenham um papel vital permitindo-lhes continuar a viver nas suas casas. Contudo, o isolamento social e o acesso limitado aos serviços de saúde durante a pandemia tornaram a prestação de cuidados mais difícil. Em resposta, os massive open online courses (MOOC), cursos online abertos e massivos na tradução literal, emergiram como treino e solução de suporte para os cuidadores.

Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto IntentCare, foca-se num MOOC desenvolvido para apoiar os cuidadores durante a pandemia, tendo por objetivo aumentar o seu conhecimento sobre a Covid-19 e medidas de prevenção e promoção de práticas de autocuidado eficazes.

Publicado na revista JMIR Formative Research, o artigo pretendeu descrever e validar um MOOC integrando medidas de higiene pessoal e habitacional a serem adotadas em atividades de autocuidado, vigilância e monitorização por cuidadores de pessoas dependentes domiciliares mais vulneráveis, para prestar cuidados seguros e prevenir a infeção por SARS-CoV-2.

O curso foi organizado em nove módulos, abordando aspetos relacionados  o autocuidado e a minimização do risco de contágio. O conteúdo foi desenvolvido com base em evidência científica e um estudo Delphi. Foi recrutada uma amostra de conveniência de 33 cuidadores informais, através de uma associação de cuidadores para verificar a adequação do curso. Para além disso, foram administrados, antes e depois do curso, questionários de conhecimento para avaliar o conhecimento dos cuidadores. O Family Caregiving Factors Inventory foi utilizado para avaliar os recursos, conhecimento, expectativas e dificuldades do cuidador. Adicionalmente, o modelo de aceitação de tecnologia foi aplicado para verificar a satisfação dos participantes.

Antes de participarem no MOOC, os participantes demonstraram pontuação média de nível de conhecimento de 14,94. Após completarem o curso, esta pontuação aumentou significativamente para 16.52, indicando uma melhoria no conhecimento. Os cuidadores consideraram o curso acessível e adequado às suas funções. As opiniões sobre a estrutura do MOOC, vídeos ilustrativos e linguagem foram muito positivas. Os participantes perceberam o curso como um recurso valioso para a tomada de decisão no cuidado prestado, levando ao aumento da autoestima e confiança.

Neste sentido, o MOOC provou ser uma ferramenta eficaz para aumentar o conhecimento dos cuidadores e empoderá-los no seu papel. Mesmo os cuidadores com baixo nível de literacia consideraram o curso valioso pelas suas informações claras e compreensíveis.

Assim, o curso mostrou estar adaptado aos desafios enfrentados durante a pandemia, garantindo o acesso a informação relevante. Esta estratégia de capacitação para os cuidadores produziu resultados positivos. O MOOC representa uma ferramenta para apoiar e capacitar cuidadores informais, permitindo-lhes prestar cuidados seguros em tempos difíceis.

O artigo com o título “Assessing the Effectiveness of a Massive Open Online Course for Caregivers Amid the COVID-19 Pandemic: Methodological Study” é da autoria de Maria José Lumini, Maria Rui Sousa, Berta Salazar e Teresa Martins, docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

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