Curso

Ser cuidador na pandemia por COVID-19: cuidados em contexto domiciliário

Tecnologias educacionais interativas: contributo para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades dos familiares cuidadores

O IntentCare está alinhado com a EIP e AHA (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), plano de ação C2. Foi já desenvolvido um estudo quasi-experimental em Portugal. O projeto será desenvolvido em 3 etapas:

  1. Avaliação diagnóstica (identificar e priorizar as necessidades);
  2. Concepção de uma ferramenta interativa (desenhar e desenvolver a ferramenta interativa;
  3. Implementação e avaliação da ferramenta interativa (avaliar o impacto/contributo da ferramenta interativa nos conhecimentos e autoeficácia dos familiares cuidadores no processo de cuidar de doentes dependentes)

Este projeto visa desenvolver e validar uma ferramenta interativa que permita fornecer informação específica aos familiares cuidadores de pessoas dependentes que complemente a sua orientação e promova a sua autonomia. Foi desenvolvido um site interativo, confiável e de fácil de utilização. O elemento inovador principal é o desenho interativo da plataforma permitindo uma resposta rápida às necessidades do utilizador, auxiliando no processo de decisão e na seleção da informação mais relevante. O conteúdo foi construído tendo como foco as necessidades básicas de vida diária, permitindo superar as dificuldades independentemente do diagnóstico clínico dos clientes. Esta plataforma é apoiada por visualização de vídeos de demonstração de procedimentos e documentos de áudio. Alguns vídeos foram realizados com familiares cuidadores que prestam já apoio a pessoas dependentes.

Objetivos

Fornecer informação específica aos familiares cuidadores de pessoas dependentes que complemente a sua orientação e promova a sua autonomia. 

Curso

Ser cuidador na pandemia por COVID-19: cuidados em contexto domiciliário.

Um curso que tem por objetivo orientar as pessoas que se tornaram cuidadores dos seus familiares.

Venha adquirir conhecimentos e competências para cuidar de uma pessoa dependente e vulnerável.

Parceiros

O projeto desenvolve-se em rede com os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Maria José Lumini
Investigadora responsável

Maria Rui Sousa
ESEP

Teresa Martins
ESEP

Berta Salazar
ESEP

Referências Bibliográficas
Artigos
Lumini, M. J., Sousa, M. R., Salazar, B., & Martins, T. (2023). Assessing the effectiveness of a massive open online course for caregivers amid the covid-19 pandemic: Methodological study. JMIR Formative Research, 7(1), e48398. https://doi.org/10.2196/48398

Fontão, Ana Mafalda, Lumini, Maria José, Martins, Teresa (2020). Alimentar pessoa: conceção e desenvolvimento de uma ferramenta digital para cuidar de pessoas dependentes. Revista de Enfermagem Referência5(1). https://doi.org/10.12707/RIV19054

Silva, Inês, Ângelo, Joana, Santos, Francisco, Lumini, Maria José, Martins, Teresa (2019). Satisfaction and usability of an information and communications technology in nursing education: a pilot study. Revista de Enfermagem Referência IV Série (Nº 21): 143-150.

Araújo, F., Peixoto, M.J., Martins, T., Lumini, M.J., Almeida, B., Puga, M.P., Freire, R.M. (2019). El cuidado de familiares adultos: ¿Cómo afecta a la salud y al bienestar del cuidador familiar?. Rev ROL Enfermeria, 42(4): 254-261

Landeiro, M. J. S. L., Peres, H. H. C., & Martins, T. V. (2017). Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. Revista Eletrônica de Enfermagem19, a13. https://doi.org/10.5216/ree.v19.38115

Lumini Landeiro, M. J., Vieira Martins, T., & Ciqueto Peres, H. H.  (2016). Nurses’ perception on The difficulties and information needs of family members caring for a dependent person. Texto & Contexto Enfermagem, 25(1), 1-9.

Landeiro, M. J., Peres, H. H., & Martins, T. V. (2016). Evaluation of the educational technology “Caring for dependent people” by family caregivers in changes and transfers of patients and tube feeding. Revista latino-americana de enfermagem24, e2774. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0846.2774

Landeiro, M. J., Freire, R. M., Martins, M. M., Martins, T. V., & Peres, H. H. (2015). Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Revista da Escola de Enfermagem da U S P49 Spec No, 150–155. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800021

Landeiro, M. J. L., Peres, H. H. C., & Martins, T. (2015). Avaliação de necessidades informacionais dos cuidadores domiciliares. Revista De Enfermagem Da UFSM5(3), 486–498. ttps://doi.org/10.5902/2179769216886

Livros

Jegundo, Ana Luísa, et al. (2018). Caregivers’ role on ICT for AFE: White paper.

Ganzarain, Javier, et al. (2018). Personal User Experience (PUX) Recommendations  and Lessons Learned: Guidelines for manufacturers and developers of Active and Healthy Ageing solutions aiming for a Personal User Experience. Version 1.

Pinheiro, A., Rei, C., Martins, T., Lumini, M.J. & Sousa, J.L.A. (2019). Cuidar de quem cuida – programa psicoeducativo para cuidadores informais. Santa Maria da Feira, Portugal: Gráfica Monumento, Lda.

Capítulos de livros

Lumini, M. J., Araújo, F., & Martins, T. (2018). The Role of Educational Technology in Caregiving. In Edited by Mukadder Mollaoglu, Caregiving and Home Care InTechOpen. ISBN 978-953-51-4006-1. https://doi.org/10.5772/intechopen.72887

Lumini, M.J., Martins, T., Sousa, M.R. (2017). The Contribution of Technologies to the Adherence to Medication by Older People: A Systematic Approach. Elísio CostaAnna Giardini and Alessandro Monaco (Editors), Adherence to Medical Plans for Active and Healthy Ageing. Nova Science. ISBN 978-1-53612-293-0.

Lumini, M.J., Freire, R. (2016). As novas tecnologias no processo de cuidar. In Morim, A. R. (ed.), A pessoa dependente & o familiar cuidador. Escola Superior de Enfermagem do Porto. ISBN 978-989-20-7135-0.

Teses de Mestrado

Ana Mafalda Dias [ESEP] (2017). Contributo de uma ferramenta tecnológica interativa no suporte a familiares cuidadores de pessoas dependentes com compromisso no autocuidado alimentar-se

Orientação: Teresa Martins
Coorientação: Maria José Lumini

Berta Maria Sousa [ESEP] (2018). Desenvolvimento de conteúdos sobre a gestão do regime medicamentoso para a ferramenta interativa intent-care.

Orientação:  Maria José Lumini
Coorientação:  Teresa Martins

Resumo em Livros de Conferência

Lumini, M.J. (2020). Development of an educationaltechnological tool for carers of dependent people. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 514.

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2017). The value of educational technology in the nursing care. Benefits in clinical practice. Ebook 28th International Nursing Research Congress.

Fontão, M., Martins, T., Lumini, M.J. (2017). Avaliação e validação da temática do autocuidado alimentar-se na ferramenta tecnológica interativa ‘Cuidar de Pessoas Dependentes’ (INTENT-CARE). Ebook Congresso International de Investigação, Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem

Lumini, M.J., Martins, T. (2017). Tecnologias de Informação no apoio aos familiares cuidadores- PROJETO INTENT-CARE. Ebook Congresso International de Investigação, Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2016). Contribution of an interactive educational technology aimed at dependent patient` family caregivers. Ebook  Sixth Pan-Pacific Nursing Conference

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2016). Use of interactive educational technology “Caring for Dependents“: Evaluation of family caregivers´satisfaction. Ebook  Sixth Pan-Pacific Nursing Conference

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2016). The interactive educational technologies for family carers: knowledge and skills development. Ebook 3rd World Congress of Health Research, In Atención Primaria

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2014). Educational tool to Improve Caregiver Rol. Ebook 25th International Nursing Research Congress
Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2013). Design and development of an interactive educacional tool-contributions for family caregivers. Ebook do 24th International Nursing Research Congress.

Lumini, M.J., Araújo, M.F., Peixoto, M.J., Machado, P., Freire, R., Martins, T. (2012). Revisão sistemática das metodologias qualitativas de dados utilizados nos estudos sobre a prestação de cuidados informais. Psicologia, Saúde & Doenças, supl.

Lumini, M.J., Freire, R. (2012). Situational transition- promotion of a therapeutic plan. Ebook XVI Encuentro International de investigacion en Cuidados

Lumini, M.J., Peres, H., Martins, T. (2011). Main Needs and Difficulties of Caregivers to Care of Dependent Patients. Ebook 22nd International Nursing Research.

Lumini, M.J., Freire, R. (2011). Modelos teóricos subjacentes ao desenvolvimento de cursos à distância no âmbito de enfermagem: uma revisão sistemática da literatura. XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem da ALADEFE/III Encontro Latinoamerica-Europa. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/ALADEFE/Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem (Coimbra, Portugal)

Prémios
AHA Innovative Solutions

Ano: 2016

O projeto IntentCare foi selecionado para fazer parte da lista online de soluções inovadoras da AHA que foram carregadas no portal European Innovation Partnership da Comissão Europeia.

Fundação para a Ciência e Tecnologia - Fundo Research4COVID

Ano: 2020

O projeto IntentCare4COVID foi selcionado para fazer financiamento pela FCT no âmbito do fundo Research4COVID19 Projeto nº 671