120 de Ciência: enfermeiros de saúde mental são potenciais facilitadores no Programa de Aconselhamento Perinatal

Published by Ana Beatriz Matos on

Ep28_120 de Ciência

O estudo, que conta com a participação dos docentes Isilda Ribeiro e Carlos Sequeira, concluiu que o Programa de Aconselhamento Perinatal tem várias características e os enfermeiros de saúde mental são potenciais facilitadores.

O artigo “Perinatal mental health counselling programme: A scoping review” teve por finalidade mapear as evidências de um Programa de Aconselhamento em Saúde Mental Perinatal, identificando as suas características, participantes e resultados.

Deste modo, a revisão, publicada na Revista Patient Education and Counseling, seguiu as diretrizes do Instituto Joanna Briggs e do PRISMA for Scopping Review. Foram incluídos estudos publicados e não publicados, de 2011 a 2021, escritos em inglês, português ou espanhol.

Apesar do elevado número de artigos identificados, apenas nove artigos foram incluídos na análise final, maioritariamente do Irão, Itália e um estudo português. Todos os artigos referiam-se a centros de saúde comunitários e hospitais.

Diferentes técnicas foram encontradas, mas a gestão emocional, a resolução de problemas, o relaxamento e as técnicas de mindfullness foram sublinhadas.

Todos os artigos sugeriram uma diminuição dos níveis de stress, ansiedade e depressão, após a sessão de aconselhamento.

Assim, o Programa de Aconselhamento Perinatal apresenta várias características, sendo os enfermeiros de saúde mental potenciais facilitadores.

O artigo é da autoria de Sónia Patrícia Alves, Tiago Costa, Isilda Ribeiro, Manuela Néné e Carlos Sequeira.

Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS