120 de Ciência: originalidade, criatividade e perícia da prática docente na participação das instituições em redes

Published by Ana Beatriz Matos on

A participação de instituições oferece inúmeras possibilidades de demonstrar originalidade, criatividade e perícia da prática docente e de pesquisa, favorecendo a partilha de ideias e práticas. A conclusão foi retirada do estudo que conta com a participação do docente da ESEP e investigador do Cintesis, José Carlos Carvalho.

O artigo intitulado “Análise de particularidades da participação lusófona em uma Rede de Conhecimentos em Enfermagem” teve como objetivo descrever o exercício conceitual de reflexão sobre as possibilidades e particularidades da participação das Escolas de Enfermagem e Faculdades de Enfermagem lusófonas na Rede de Conhecimentos em Enfermagem.

Foi, assim, efetuada análise das informações obtidas através de um levantamento de recursos institucionais.

Nas ações institucionais para suportar a pesquisa em Enfermagem, bem como nos benefícios almejados com a participação na Rede, existe o interesse na internacionalização da pesquisa e no trabalho colaborativo. Com a ampliação dos horizontes da ciência da Enfermagem lusófona, este trabalho visa aumentar o impacto da pesquisa e agilizar a divulgação e a utilização dos resultados, tanto na educação como na clínica.

Assim, a participação das instituições oferece inúmeras possibilidades de demonstrar originalidade, criatividade e perícia de sua prática docente e de pesquisa, favorecendo a partilha de ideias e práticas. A prática de produção científica, por docentes e discentes, pode ser aprimorada pelo refinamento de modos de pensar, criar, produzir e disseminar.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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