120 de Ciência: intervenções multidisciplinares multimodais úteis no controlo da fadiga na pessoa em situação paliativa
Published by Ana Beatriz Matos on
Os estudos apontam para a utilização de intervenções multidisciplinares multimodais, onde o enfermeiro tem um papel primordial, no controlo da fadiga na pessoa em situação paliativa. Esta conclusão resulta do artigo publicado pela docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Laura Reis.
Intitulado “Intervenções de enfermagem na pessoa em cuidados paliativos com fadiga: uma scoping review”, o estudo teve como objetivo mapear as intervenções de enfermagem utilizadas no controlo da fadiga na pessoa em situação paliativa.
Publicado na revista Millenium, o artigo contou com a realização de uma Scoping Review de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute. Dois investigadores independentes realizaram a análise, extração e síntese dos resultados.
Os resultados identificaram a Intervenção Psicossocial, a Massagem Aromática, os Cuidados paliativos standard, a Intervenção colaborativa Online, a Terapia Cognitivo Comportamental, o Exercício físico e a acupuntura como as intervenções de enfermagem utilizadas.
Deste modo, foi possível identificar o uso intervenções multidisciplinares multimodais, onde o enfermeiro tem um papel primordial no controlo da fadiga na pessoa em situação paliativa. No entanto, não há estudos em pessoas numa fase terminal da sua doença, ou seja, nos últimos meses ou dias de vida, pelo que se sugerem novas investigações sobre a eficácia das intervenções e a adoção de estratégias que permitam melhorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o impacto da fadiga.
Sobre os autores
Sara Cunha
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal
Conceição Jasmins
Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Portugal
Cristina Barroso
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
Laura Reis
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal