Miguel Padilha, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, é autor em dois artigos científicos, realizados no âmbito do seu pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Ambos os estudos exploram a utilização de simulação clínica virtual como estratégia pedagógica no ensino em enfermagem, promovendo avanços no desenvolvimento de competências e processos de tomada de decisão clínica dos estudantes.
The integration of virtual patients into nursing education
O estudo “The integration of virtual patients into nursing education”, centrou-se nos resultados da integração de doentes virtuais no currículo do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEP. Com uma amostra de 521 estudantes do segundo ano, o estudo demonstrou uma relação positiva entre o número de cenários clínicos completos e a melhoria nas pontuações de avaliação global e notas finais. Apesar dos resultados encorajadores, os investigadores sublinham a necessidade de mais estudos para compreender o impacto nas competências clínicas.
O artigo, publicado no “Simulation & Gaming: An Interdisciplinary Journal of Theory, Practice and Research”, é da autoria de José Miguel Padilha, Patrício Costa, Paulino Sousa e Ana Ferreira.
Clinical virtual simulation: predictors of user acceptance in nursing education
O estudo intitulado “Clinical virtual simulation: predictors of user acceptance in nursing education” teve como objetivo identificar os fatores que predizem a aceitação e o uso da simulação clínica virtual no ensino de enfermagem. Realizado com uma amostra de 619 estudantes de licenciatura, o estudo aplicou o Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 adaptado para validar os principais determinantes. Os resultados destacaram a Relevância para a Aprendizagem e o prazer associado a aprender como fatores chave que influenciam a intenção de uso e a perceção de utilidade da tecnologia.
O artigo, publicado no BMC Medical Education, é da autoria de José Miguel Padilha, Patrício Costa, Paulino Sousa e Ana Ferreira.
Ambos os artigos reforçam a relevância da inovação pedagógica no ensino de enfermagem. Os estudos representam um avanço no uso de tecnologias de simulação, preparando futuros profissionais para os desafios da prática clínica.