Comissão de Ética
Reunião da Comissão de Ética
10 de dezembro
Missão
A Comissão de Ética da ESEP tem como missão analisar e refletir sobre problemas éticos no âmbito dos processos de investigação associados à escola, tendo em vista o estabelecimento de normas consensuais de defesa da dignidade e da integridade humanas, a preservação do ambiente e o desenvolvimento da enfermagem.
Composição
Presidente – Professora Doutora Elisabete Maria das Neves Borges
Professora Doutora Isilda Maria de Oliveira Carvalho Ribeiro
Professora Doutora Sílvia Patrícia Fernandes Coelho
Enfermeiro António Santos da Conceição Machado
Dra. Marta Lopes Cardoso
Professor Doutor José Nuno Ferreira da Silva
Professora Doutora Sandra Martins Pereira
Submissão de pedidos
A entrega de requerimentos deverão ser submetidos até às 16 horas (hora de Lisboa) do 7.º dia útil que precede a reunião da Comissão de Ética, preferencialmente em português.
Compete à CE-ESEP, conforme o seu regulamento, emitir, no âmbito dos projetos de investigação científica associados à ESEP, os pareceres que lhe forem solicitados, nomeadamente:
- Projetos de investigação da ESEP que envolvam seres humanos e que não tenham sido submetidos a nenhuma outra Comissão de Ética:
- Dissertações de mestrado de estudantes, que não sejam desenvolvidas em instituições de saúde;
- Projetos de investigação da UNIESEP, que não sejam desenvolvidos em instituições de saúde;
- Projetos de investigação externos à ESEP para os quais é solicitada uma participação de estudante e/ou trabalhadores da ESEP, que pressuponha um contacto direto e pessoal;
Os pedidos de colaboração em projetos de investigação externos devem ser dirigidos ao Presidente da ESEP, acompanhados do parecer da Comissão de Ética competente e da identificação do investigador principal ou orientador do estudo.
A informação a disponibilizar ao participante na investigação deve contemplar obrigatoriamente, e em linguagem de fácil compreensão, a descrição de:
- Identificação do estudo;
- Identificação do investigador responsável e forma de ser contactado;
- Objetivos da investigação;
- Metodologia (sumária) a utilizar;
- Benefícios esperados e riscos possíveis;
- Incómodos derivados da participação;
- Carácter voluntário da participação;
- Tempo disponível para refletir sobre o pedido de participação;
- Liberdade para decidir sobre a sua participação;
- Possibilidade de abandonar o estudo a qualquer momento, sem qualquer prejuízo ou inconveniente;
- Garantia da privacidade e da confidencialidade;
- Conhecimento da aprovação da investigação pela Comissão de Ética da ESEP.
- Ficha de apresentação de projetos de investigação – MOD.46.00 (submeter em formato editável)
- Pedido de apreciação e parecer à comissão de ética – MOD.102.00 (submeter em formato editável)
- Questionário para submissão de projeto de investigação à comissão de ética da ESEP – MOD.92.00 (submeter em formato editável)
- Parecer do Encarregado de Proteção de Dados
- Declaração de consentimento (participantes em estudos de investigação);
- Declaração de consentimento (participantes privados do exercício de autonomia);
- Nota curricular (ou link para o curriculum CienciaVitae ou Curriculum Vitae) do investigador principal e, se aplicável, do orientador do estudo;
- Instrumento de recolha de dados.
Os documentos devem ser enviados para o email: secretariado@esenf.pt
Para visualizar corretamente os documentos abra com Adobe Acrobat
Documentos úteis
Mais informações
SGR – Secretariado