120 de Ciência: foi identificado e selecionado dados de avaliação para proposta de instrumento

Published by Ana Beatriz Matos on
Foi possível identificar e selecionar dados de avaliação interdisciplinares para uma proposta de instrumento, com vista a subsidiar o processo de cuidado. Esta foi a conclusão do estudo da docente jubilada da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Maria Manuela Martins.
O artigo publicado na REV RENE com o título “Consenso de escalas para um instrumento de avaliação interdisciplinar em saúde da população idosa” teve como objetivo descrever o consenso do conteúdo de um instrumento para avaliação assistencial interdisciplinar em saúde da população idosa.
Os métodos utilizados na investigação passaram pelo estudo de consenso entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais, contemplando a construção de um instrumento e o pré-teste para seleção de escalas para uso na prática. Foi realizado um questionário constituído por perguntas com identificação de escalas representativas na avaliação dos idosos. Apenas foram consideradas selecionadas pelos peritos as escalas que obtiveram o critério de consenso igual ou superior a 75%. A amostra foi constituída através de “bola de neve”, resultando em 101 profissionais.
Os resultados demonstraram que, das 13 escalas submetidas, os profissionais apontaram oito passíveis de utilização e duas que aplicavam na sua prática. As escalas excluídas constituem parte integrante das recomendações de boas práticas na assistência aos idosos. Identificou-se, também, discrepância entre o que consideram útil e de interesse versus o que aplicam na prática.
Conclui-se, assim, que o consenso entre peritos permitiu identificar e selecionar dados de avaliação interdisciplinares para uma proposta de instrumento, com finalidade de subsidiar o processo de cuidado.
Este estudo permitiu ainda contribuir para a conscientização sobre o uso de escalas recomendadas para idosos e para evitar a sobreposição das mesmas intervenções por vários profissionais, com ganhos significativos para essa população.
Maria Clara Monteiro
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Portugal
Maria Manuela Martins
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
Soraia Dornelles Schoelle
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
O estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Olga Ribeiro, Bárbara Gomes e Manuela Martins, conclui que o programa de reabilitação funcional teve um impacto positivo na diminuição da frequência e quantidade de perdas de urina.
O artigo de Manuela Martins, em coautoria, revela que as condições de trabalho constituem o fator limitador da promoção da capacidade física dos idosos.
O estudo permitiu concluir que estratégias de apoio social no contexto laboral pode prevenir ou reduzir o presentismo nos profissionais do ensino superior, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida.
0 Comments