120 de Ciência: Ambientes da prática profissional são favoráveis à qualidade dos cuidados
O estudo de Olga Ribeiro e Clemente Sousa, investigadores da ESEP/Cintesis permitiu concluir que os ambientes da prática profissional de enfermagem são moderadamente favoráveis à qualidade dos cuidados prestados.
data

Os ambientes da prática profissional de enfermagem são moderadamente favoráveis à qualidade dos cuidados prestados. Esta foi a conclusão do estudo de Olga Ribeiro e Clemente Sousa, investigadores da ESEP/Cintesis.

O artigo publicado no Porto Biomedical Journal com o título “Environments of professional nursing practice in the context of the COVID-19 pandemic” teve como objetivo determinar o tamanho e o alcance das fraquezas que surgiram com a pandemia do coronavírus.

Num estudo observacional e transversal, 752 enfermeiros de um hospital universitário português forneceram dados sociodemográficos e profissionais sobre os componentes: estrutura, processo e resultados do seu ambiente profissional. A recolha de dados decorreu de 1 a 30 de junho de 2020, imediatamente após o primeiro período crítico da pandemia de covid-19 em Portugal.

Os resultados mostraram que os fatores Processo foram favoráveis à qualidade dos cuidados, enquanto que os fatores Estrutura e Resultado tiveram um efeito moderadamente favorável. Foi, assim, estabelecida uma associação significativa entre os fatores de desfecho e os contextos de trabalho e funções de enfermagem nas áreas de atendimento ao paciente com COVID-19.

Foi possível concluir que existe a necessidade de investir na participação, envolvimento e qualificação profissional do enfermeiro, de forma a garantir que os ambientes da prática são propícios à qualidade dos cuidados e promotores do envolvimento profissional e da satisfação no trabalho.

Sobre os autores
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
8ODS

Mais
artigos

Ensino Superior
ESEP participa em missões internacionais

A Portugal Polytechnics International Network (PPIN) já realizou três missões no ano de 2022, nas quais a Escola Superior de Enfermagem do Porto participou, com o objetivo de promover a internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português.

Ler mais »