Ana Paula Prata publica artigo sobre políticas de atendimento pré-natal
O artigo intitulado "Antenatal care policies for low-risk pregnant women in high-income countries with a universal health system" foi elaborado em coautoria com Andreia Soares Gonçalves, Isabel Maria Ferreira, Márcia Pestana-Santos e Christine McCourt.
data

Ana Paula Prata publica artigo sobre políticas de atendimento pré-natal

A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Ana Paula Prata publicou um artigo na revista cientifica Evidence Synthesis da Joanna Briggs Institute.

O artigo “Antenatal care policies for low-risk pregnant women in high-income countries with a universal health system” foi elaborado em coautoria com Andreia Soares Gonçalves, Isabel Maria Ferreira, Márcia Pestana-Santos e Christine McCourt.

Esta revisão sistemática tem como principal objetivo mapear as evidências disponíveis sobre a natureza, extensão e alcance das políticas de assistência pré-natal para gestantes de baixo risco em países de alto rendimento com um sistema de saúde baseado no Modelo de Beveridge. A pesquisa incide sobre sistemas de saúde equiparáveis a Portugal, incluindo países como a Austrália, Dinamarca, Finlândia, Itália, Espanha, entre outros.

O objetivo deste estudo é orientar decisões políticas futuras e identificar a viabilidade da adoção de modelos alternativos ao contexto português que possam reduzir intervenções desnecessárias nas gestantes.

Mais
artigos

Podcast
“120 de Ciência”, o novo podcast da ESEP

O podcast intitulado “120 de Ciência” dedica-se à exploração dos estudos científicos da comunidade da ESEP. O primeiro episódio já está disponível. Em apenas 2 minutos, é apresentado o artigo publicado, em coautoria, por Margarida Reis Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ler mais »