120 de Ciência: conhecidos os perfis tecnológicos dos enfermeiros gestores

Published by Ana Beatriz Matos on
Foram conhecidos os perfis tecnológicos dos enfermeiros gestores. Esta descoberta foi possível com o estudo do artigo publicado que conta com a contribuição da docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Maria José Lumini.
As tecnologias de informação e comunicação oferecem várias opções de ferramentas na área da saúde. Com a sua utilização é esperado que os enfermeiros gestores possam gerir os recursos disponíveis de uma forma mais eficiente.
Publicado na Revista de Enfermagem Referência, o estudo tem como objetivo identificar o perfil tecnológico dos enfermeiros gestores. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra conta com 74 enfermeiros gestores que preencheram um questionário sobre o uso das TIC na gestão. Os dados foram tratados com recurso a análise estatística e descritiva.
O artigo intitulado “Utilização das tecnologias pelos enfermeiros gestores no processo de gestão” mostrou que os enfermeiros gestores têm mais de 51 anos, mais de 28 anos de exercício profissional e mais de 11 anos na gestão. Adquiriram conhecimento sobre informática através da autoaprendizagem. Também demonstrou que as tecnologias mais conhecidas e utilizadas pelos enfermeiros gestores são o e-mail e a vídeo conferência.
Assim, foi possível conhecer o perfil tecnológico dos enfermeiros gestores e identificar as tecnologias que podem ser usadas para melhorar os processos de gestão e a prestação de cuidados.
O estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Olga Ribeiro, Bárbara Gomes e Manuela Martins, conclui que o programa de reabilitação funcional teve um impacto positivo na diminuição da frequência e quantidade de perdas de urina.
O artigo de Manuela Martins, em coautoria, revela que as condições de trabalho constituem o fator limitador da promoção da capacidade física dos idosos.
O estudo permitiu concluir que estratégias de apoio social no contexto laboral pode prevenir ou reduzir o presentismo nos profissionais do ensino superior, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida.
0 Comments