PSY-SC

Published by Francisco Vieira on

PSY-SC

Financiamento
Grant number: BP3-0139-00266.01.00/18

Espiritualidade em Saúde

Estudos recentes têm demonstrado uma relação positiva entre espiritualidade e saúde. Aldwin e colaboradores (2014) propuseram um modelo organizador sobre os processos regulatórios que poderão explicar esta relação, explorando a importância da espiritualidade para o ajustamento à doença crónica, coping e mesmo ao luto. O estudo da religião e da espiritualidade permitem um conhecimento mais completo do ser humano (Hill, Pargament, Hood, McCullough, Swyers, Larson, & Zinnbauer, 2000).

Vários têm sido os estudos que exploram a relação entre espiritualidade e saúde. Hill et al. (2000) reuniram algumas características destes dois constructos que justificam a sua importância. Religião e espiritualidade desenvolvem-se durante toda a vida das pessoas, são fenómenos psicossociais, têm relação com os processos cognitivos, afectos e emoções e são também bastante relevantes no estudo da personalidade (Gouveia, 2016). Inúmeras evidências científicas têm demonstrado a relação entre bem-estar espiritual, ajustamento à doença crónica, gestão de sinais e sintomas, promoção do auto cuidado e vivência das transições saúde-doença.

Cada país irá desenvolver um estudo específico, enquadrado na sua realidade cultural, como existem dimensões comuns, serão realizados estudos comparativos. Os procedimentos éticos respeitarão as regras e tradição vigentes em cada país. O estudo global facilitará uma melhor compreensão sobre o que é espiritualidade e como esta poder ser incorporada na prestação dos cuidados de saúde.

Objetivos
  • Avaliar as evidências e a produção científica sobre espiritualidade na área da saúde, designadamente em utentes portadores de doenças mentais crónicas;
  • Descrever a vivência espiritual dos participantes envolvidos no estudo;
  • Avaliar o nível de satisfação e perspetivas perante a vida em utentes portadores de doenças mentais crónicas;
  • Avaliar a presença de distress psicológico nos utentes participantes no estudo;
  • Identificar correlações entre espiritualidade, satisfação com a vida e distress psicológico em utentes portadores de doenças mentais crónicas.
Equipa de investigação

Wilson Abreu
Investigador responsável

Olga Riklikiene
Lithuanian University of Health Sciences

Glauberto Quirino
Universidade Federal do Cariri

Maryam Rassouli
Shahid Beheshti University of Medical Sciences

Marta Čivljak
Catholic University of Croatia

Anto Čartolovni
Catholic University of Croatia

Branka Rimac
Catholic University of Croatia

Mona Gamal
Sohag University

John Fisher
University of Melbourne

Arndt Büssing
University Witten/Herdecke 

Categories: