NursingOntos OCIR
Objetivos, critérios e indicadores de resultados: contexto em modelos clínicos de dados de enfermagem – módulo a integrar na NursingOntos
A informação válida integrada em estruturas de dados organizadas e sistematizadas, é primordial para a avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem, mensurável a partir das modificações no estado de saúde das pessoas
A NursingOntos é uma ontologia de enfermagem que comporta quatro classes de informação: dados que resultam de avaliação a partir do cliente, diagnósticos, objetivos e intervenções de enfermagem.
A representação dos ganhos obtidos pelos clientes sujeitos dos cuidados de enfermagem adquire relevância e requer ser integrada numa estruturação de dados como a NursinOntos.
A partir dos objetivos e critérios de resultados poderão obter-se indicadores de resultado que são métricas de saúde que traduzem as modificações no estado de saúde das pessoas/clientes. Importa por isso, integrar na estrutura de dados os aspetos capazes de proporcionar a obtenção de indicadores de resultado.
A relevância deste projeto de investigação encontra substância na valorização subjacente às intenções dos enfermeiros na conceção dos cuidados de enfermagem, orientando a perspetiva de abordagem dos cuidados de enfermagem para os resultados que poderão ser alcançáveis.
Unidade de acolhimento
Objetivos
Identificar objetivos, critérios de resultado e indicadores face a cada foco de atenção/diagnóstico de enfermagem na NursingOntos;
Especificar um modelo de dados referente a objetivos/critérios de resultado e indicadores integrado na NursingOntos;
Desenvolver e validar um módulo da e4nursing integrador do modelo de dados referente a objetivos/critérios de resultado e indicadores integrado na NursingOntos.
Equipa de investigação
Natália Machado
Investigadora responsável
Maria Antónia Silva
ESEP
Abel Silva
ESEP
Joana Campos
ESEP
Sérgio Malta
ESEP
Helder Carneiro
ESEP