NuCRE 3DS

Introdução de Tecnologias Digitais no Ensino de Enfermagem

O ensino de enfermagem rege-se por elevados padrões de qualidade e segurança desafiando os professores à inovação e modernização das estratégias pedagógicas. A introdução de tecnologias digitais no ensino de enfermagem otimizará o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico, elemento fundamental para a qualidade da decisão autónoma em enfermagem.

A necessidade de garantir elevados padrões de qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem, associados às restrições ético-legais do treino clínico em doentes, conduz à necessidade de recorrer a tecnologias inovadoras que viabilizem a construção de aprendizagens que capacitem os estudantes para a decisão clínica. Atualmente os simuladores, mesmo os de alta fidelidade, continuam a ser pouco dinâmicos revelando lacunas no treino do raciocínio clínico dadas as limitações do reportório de cenários clínicos que dispõem.

Pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um reportório de cenários clínicos (base de conhecimento) que suportem o desenvolvimento de um simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico – Body InteractTM, que contribua para a melhoria da aprendizagem do raciocínio clínico dos estudantes nas unidades curriculares (UC) de respostas corporais à doença (I e II) de um curso de licenciatura em enfermagem em Portugal.

Objetivos
  • Desenvolver 30 árvores de decisão clínica em enfermagem / casos clínicos (base do conhecimento) que sustentem a integração num simulador digital, sustentado por um algoritmo fisiológico dinâmico –Body InteractTM;
  • Disponibilizar, aos estudantes de enfermagem, um instrumento de simulação e treino do raciocínio clínico em enfermagem que melhore a qualidade e segurança da tomada de decisão perante quadros clínicos;
  • Disponibilizar uma ferramenta em ambiente de aula (simulador digital – mesa interativa) que complemente o desenvolvimento de competências cognitivas dos estudantes;
  • Disponibilizar uma ferramenta de treino e aprendizagem do raciocínio clínico em enfermagem em ambiente web;
  • Disponibilizar um reportório de experiências de raciocínio clínico que garantam a qualidade e segurança da decisão em enfermagem em condições de saúde comuns ou em condições pouco frequentes;
  • Disponibilizar as mesmas oportunidades de desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e avaliação aos estudantes;
  • Garantir elevados padrões de qualidade e segurança na decisão e raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem antes e durante as experiências clínicas.
Unidade de acolhimento
Parceiros

O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Miguel Padilha
Investigador responsável
Escola Superior de Enfermagem do Porto
miguelpadilha@esenf.pt 

Ana Leonor Ribeiro
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Clemente Sousa
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Cristina Pinto
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Celeste Bastos
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Olga Fernandes
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Paulo Puga Machado
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Artigos

Mestre, A., Muster, M., El Adib, A. et al. The impact of small-group virtual patient simulator training on perceptions of individual learning process and curricular integration: a multicentre cohort study of nursing and medical students. BMC Med Educ 22, 375 (2022). https://doi.org/10.1186/s12909-022-03426-3

Padilha, José Miguel; Machado, Paulo Puga; Ribeiro, Ana Leonor; Ribeiro, Rui; Vieira, Francisco; Costa, Patrício (2021). Easiness, usefulness and intention to use a MOOC in nursing. Nurse Education Today

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro (2020). Ecare-COPD – a massive open online course to empower nurses to enhance self-management skills in patients with COPD. European Respiratory Journal 56 64

Padilha, José Miguel dos Santos Castro (2020). Clinical Virtual Simulation as Lifelong Learning Strategy—Nurse’s Verdict. Clinical Simulation in Nursing

Cristina Freitas Carvalho Sousa Pinto; Palmira da Conceição Martins Oliveira; Olga Maria Freitas Simões de Oliveira Fernandes; José Miguel dos Santos Castro Padilha; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos (2020). Nonpharmacological Clinical Effective Interventions in Constipation: A Systematic Review. Journal of Nursing Scholarship

José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa. José Miguel Padilha; Paulo Puga Machado; Ana Ribeiro; José Ramos; Patrício Costa (2019). Clinical Virtual Simulation in Nursing Education: Randomized Controlled Trial.Journal of Medical Internet Research

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos (2018). Clinical Virtual Simulation in Nursing Education. Clinical Simulation in Nursing 15 C

Posters em conferências

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado (2019). Innovation in Nursing education – ECare-COPD. Self-management promotion in people with COPD. European Respiratory Society Congress

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Marlene Pereira; Filipa Moreira; Paulo Alexandre Puga Machado (2019). Impact of a led nurse intervention on the capacity for self-care of the person with chronic obstructive pulmonary disease – Systematic Review of Literature.European respiratory Society Congress

Resumos em conferências

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos (2018). Potential of pre-graduate nursing students to use a clinical virtual simulator.Sigma Tetha Tau Iinternational – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; João Luís Frias Rosa; Diana Manuel Pereira Marques (2018). Clinical virtual simulation a strategy to develop nursing clinical reasoning education: from traditional education to elearning strategies. Sigma Tetha Tau International – 4th Biennial European Conference, Cambridge

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos (2017). Pre-graduate nursing students perceived usability of the immersive virtual simulation in nursing education. Acendio 2017, Valencia

Padilha, M.; Machado, P.; Ribeiro, A.; José Luís Nunes Ramos (2017). Pre-graduate nursing student’s perceived usefulness, easiness and intention to use an immersive virtual simulator. Congresso SPSim 2017 – A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde, Coimbra

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Patrício Ricardo Soares Costa (2017). Efetividade da simulação clínica virtual na educação em enfermagem. Congresso Nacional das Práticas Pedagógicas do Ensino Superior, Setúbal

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Paulo Alexandre Puga Machado; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos (2017). Pre-graduate nursing students’ intention to use clinical virtual simulation.CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; José Luís Nunes Ramos; Paulo Alexandre Puga Machado (2016). CNaPPES 2016 – 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa

Padilha, José Miguel dos Santos Castro; Ana Leonor Alves Ribeiro; Paulo Alexandre Puga Machado; José Luís Nunes Ramos (2016). Nursing clinical reasoning education. Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra