LINKS

Workshop LINKS
Lifting INterprofissional Knowledge through Simulation

A educação interprofissional (EIP) está atualmente inserida em muitos currículos médicos internacionais com o objetivo de melhorar os comportamentos colaborativos entre futuros profissionais [1]. O objetivo da sua inclusão na formação é promover o trabalho em equipa e aumentar a perceção de qual o papel que o profissional de saúde deve ocupar em cada contexto e situação a que será exposto futuramente [2-3]. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a EIP ocorre quando estudantes ou profissionais de duas ou mais profissões partilham um currículo ou programa educativo, desenvolvendo uma colaboração futura eficaz e melhorando os resultados em saúde [1]. A EIP é uma abordagem necessária para o desenvolvimento de práticas colaborativas, considerando a identidade profissional [4]. A aplicação da simulação como modalidade de ensino para a EIP permite trabalhar as competências pretendidas num vasto espetro de complexidades, num ambiente imersivo, seguro e desafiante. Vários estudos mostram a utilidade da simulação na EIP, em diversos níveis de ensino e formação [5]. A EIP continua a ser um desafio, pelas inúmeras barreiras à sua implementação: desde a escassez de recursos, de profissionais, passando pelos currículos clássicos de ensino uni profissional, até à logística de tempo e espaço para que estes projetos se concretizem [5-7].

O projeto LINKS pretende estudar os comportamentos e atitudes inerentes ao trabalho em equipa interprofissional, através do recurso a cenários de simulação clínica, ao nível do ensino pré-graduado. Equipas interprofissionais (constituídas por estudantes do último ano de enfermagem e de medicina) irão atuar em cenários de simulação clínica, promovendo o treino de competências comportamentais/atitudinais e de práticas colaborativas.

Objetivos
  1. Desenvolver um programa de educação interprofissional, com recurso à simulação clínica, adequado aos programas de formação pré-graduada nos cursos de enfermagem e de medicina;
  2.  Avaliar o impacto da educação interprofissional no desenvolvimento de competências de trabalho em equipa nos estudantes dos cursos de enfermagem e de medicina;
    Promotores

    O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes copromotores:

    Equipa de investigação

    Carla Sá Couto
    Coordenadora do projeto
    Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

    Carla Cerqueira
    Escola Superior de Enfermagem do Porto

    Cristina Carvalho
    Escola Superior de Enfermagem do Porto

    Isilda Ribeiro
    Escola Superior de Enfermagem do Porto

    Fernanda Carvalho
    Escola Superior de Enfermagem do Porto

    Elizabete Loureiro
    Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

    Referências Bibliográficas

    Choudhury RI, Salam MAu, Mathur J et al. How interprofessional education could benefit the future of healthcare – medical students’ perspective. BMC Med Educ 20, 242, 2020.

    Oxelmark L, Amorøe TN, Carlzon L, Rystedt H. Students’ understanding of teamwork and professional roles after interprofessional simulation: a qualitative analysis. Adv Simul. 2:8, 2017.

    Gilbert JH, Yan J, Hoffman SJ. A WHO report: framework for action on interprofessional education and collaborative practice. J Allied Health. 39 Suppl 1:196-7, 2010.

    VanKuiken DM, Schaefer JK, Flaum Hall M, Browne FR. Integrating interprofessional education into the curriculum: Challenges and solutions for a university without a medical center. J Interprof Educ Pract. 2:5-11, 2016.

    World Health Organization. Transforming and scaling up health professionals’ education and training: World Health Organization guidelines 2013. Geneva: WHO Press; 2013 [cited 2022 May 26]. Available from: https://www.who.int/hrh/resources/transf_scaling_hpet/en/.

    van Diggele C, Roberts C, Burgess A et al. Interprofessional education: tips for design and implementation. BMC Med Educ 20, 455, 2020.

    Reeves S, Perrier L, Goldman J, Freeth D, Zwarenstein M. Interprofessional education: effects on professional practice and healthcare outcomes (update). Cochrane Database Syst Rev. 2013; 2013(3):CD002213.