Responsabilidade Social
na Escola Superior Enfermagem
do Porto
A ESEP enquanto Instituição de Ensino Superior (IES), responsável e consciente da sua missão, promove um conjunto de iniciativas que se concretizam através dos seguintes eixos estratégicos:
- Ensino & aprendizagem;
- Investigação & desenvolvimento;
- Governação & gestão estratégica;
- Relações externas;
- Responsabilidade social & participação.
A visão da Escola Superior de Enfermagem do Porto passa por construir uma enfermagem mais significativa para as pessoas. Neste sentido, estabelece um compromisso com a sociedade, a profissão e a comunidade: edificar uma Enfermagem baseada em conhecimento e fomentar a aquisição de competências que respondam aos desafios societais que o século XXI impõe.
Visão estratégica
para o futuro
(2020-2024)
A ação relativamente ao eixo estratégico da “Responsabilidade Social & Participação“ está orientada para a promoção e adoção generalizada de práticas amigas do ambiente cultural, promoção da saúde, segurança e eficiência energética que propiciem o bem-estar de toda a comunidade. Almeja, também, assegurar uma ação preventiva no combate ao abandono escolar dos estudantes, bem como, aprofundar estratégias que promovam a empregabilidade dos diplomados. Neste sentido, promove a partilha de práticas impulsionadoras da educação inclusiva, tradutora de qualidade, que responda às necessidades dos estudantes. Finalmente, a ESEP pretende estimular práticas de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional de todos os trabalhadores.
Eixo Responsabilidade Social
e Participação
- Promoção e adoção generalizada de práticas amigas do ambiente cultural, promoção da saúde, segurança e eficiência energética que propiciem o bem-estar de toda a comunidade;
- Assegurar uma ação preventiva no combate ao abandono escolar dos seus estudantes;
- Aprofundar estratégias que promovam a empregabilidade dos seus diplomados;
- Promover a partilha de práticas impulsionadoras da educação inclusiva, tradutora de qualidade, que responda às necessidades dos estudantes;
- Estimular práticas de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional de todos os trabalhadores.
Documentos estratégicos
- Conciliação
- Linguagem inclusiva
- Código de conduta de ética
- Plano de Igualdade e de Género