Decid@IR

Desenvolvimento de competências socioemocionais na base do programa de saúde escolar

A escola é um local de excelência para a promoção de comportamentos saudáveis ao longo da vida. A educação para a saúde em contexto escolar permite adquirir conhecimentos, habilidades e a desenvolver atitudes que protejam a saúde e a redução de comportamentos de risco nos jovens e adolescentes. 

O presente projeto toma por referencial as áreas de intervenção do PNSE (2015): educação para os afetos e sexualidade; alimentação saudável e atividade física; higiene corporal e saúde oral; hábitos de sono e repouso; prevenção de consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e substâncias psicoactivas, comportamentos aditivos sem substância; e a prevenção dos acidentes e primeiros socorros, tendo como elemento estruturante das diferentes abordagens o desenvolvimento de competências socioemocionais. Assim, as competências comunicacionais, habilidades interpessoais, estratégias de coping, habilidades de autogestão, tomada de decisão e habilidades de pensamento crítico serão o alvo da nossa atenção na abordagem de todo o projeto. Este está desenhado para acompanhar as diferentes instituições de ensino do concelho de Matosinhos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário num trabalho sistemático, organizado e consistente.

Unidade de acolhimento
Objetivos
  • Desenvolver competências socioemocionais que contribuam para empoderar os jovens para uma tomada de decisão responsável;
  • Promover a investigação em Saúde Escolar de forma a contribuir para a qualidade, inovação e progresso em Saúde Escolar.
  • Aumentar o conhecimento dos estudantes nas áreas de intervenção;
  • Melhorar a tomada de decisão dos estudantes nas áreas de intervenção;
  • Sensibilizar o desempenho do papel parental nas áreas de intervenção;
  • Sensibilizar o desempenho do papel profissional nas áreas de intervenção;
  • Obter dados para a vigilância epidemiológica da comunidade educativa, do Concelho de Matosinhos
  • Contribuir para a identificação de novos problemas e necessidades de saúde da comunidade educativa do Concelho de Matosinhos nas áreas de intervenção
Promotores

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes copromotores:

Equipa de investigação

Teresa Martins
Coordenadora do projeto
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Alice Martins

Ana Carina Marques

Ana Paula Gomes

Cármen Vieira

Catarina Afonso

Joana Vieira

Marta Valadar

Graça Fonseca

Paula Santos

Sérgio Sousa

Produção Científica
Livros

Martins, T. & Borges, E. (coord.) (2023). Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde. Lidel. ISBN: 978-989-752-878-1

Comunicações

Teresa Martins; Alice Martins; Ana Carina Marques; Ana Paula Gomes; Cármen Viera; Catarina Afonso; Marta Valadar; Graça Fonseca; Paula Santos; Sérgio Sousa e Silvia Silva (2021). Saúde escolar – exemplo de um projeto construído em torno do desenvolvimento de competências socio emocionais. Comunicação apresentada no II Simpósio Internacional de Pós-graduação em Enfermagem da UFC, 24 de junho de 2021

Marta Valadar et al. (2021). DecidIr. Apresentação no 1º Encontro NEESM (Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental) na ULS Matosinhos no dia 14 de outubro de 2021.

Alice Martins et al (2021). Iniciativas Locais Promotoras de Bem-Estar: DecidIr. Apresentação no 1º Encontro do Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULSM e da CPCJ de Matosinhos, no dia 19 de novembro de 2021

Capítulos

Reis, A., Dias, H., Figueiredo, M. H. (2023). Metodologia na construção de projetos de saúde escolar. In T. Martins, E. Borges (Coord.), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 8-12). Lidel.

Cantante, A. P., Brito, I., Santos, P., Silva, S. (2023). Como medir a intervenção em saúde escolar: avaliação e indicadores. In T. Martins, E. Borges (Coord.), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 13-27). Lidel.

Abreu, M., Loureiro, H. (2023). Metodologias, estratégias e recursos pedagógicos em saúde escolar. In T. Martins, E. Borges (Coord.), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 28-42). Lidel.

Viana, A. M., Reisinho, C., Carvalho, F., Nogueira, J. (2023). Saúde, escola e inclusão de crianças e jovens com necessidades especiais. In T. Martins, E. Borges (Coord.), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 43-52). Lidel.

Lima, L., Cruz, M. (2023). Desenvolvimento e aquisição de competências nas crianças e jovens. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 53-73). Lidel.

Cantante, A. P., Santos, P., Valadar, M. (2023). Saúde oral. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 85-104). Lidel.

Sousa, M. R., Martins, T. (2023). Cuidados com o sol. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 118-135). Lidel.

Martins, T., Paiva; M. A. (2023). Educação postural. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 136-152). Lidel.

Abreu, M., Martins, A. (2023). Alimentação saudável. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 153-173). Lidel.

Martins, T., Bacatum, C. (2023). Sono. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 174-187). Lidel.

Reisinho, C., Carvalho, F. (2023). Prevenção de acidentes e primeiros socorros. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 188-211). Lidel.

Borges, E., Silva, S., Vieira, J., Sousa, M. C. (2023). Bullying. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 212-240). Lidel.

Tomé, T., Abreu, M., Valadar, M. (2023). Sexualidade, educação sexual e violência no namoro. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 241-258). Lidel.

Borges, E., Kraus, T., Chaves, C. (2023). Descobrindo o mundo do trabalho: versão para crianças e jovenes. In T. Martins, E. Borges (Coord..), Saúde escolar: intervenções de promoção da saúde (pp. 282-298). Lidel.