Novo Manual sobre exposição a riscos biológicos nos cuidados de saúde acaba de ser editado pela ESEP
Este manual, da autoria de Celeste Bastos, pretende informar os estudantes de enfermagem sobre os principais riscos biológicos no âmbito da prestação de cuidados de saúde.
data

O manual “Exposição a riscos biológicos nos cuidados de saúde – Prevenção e Cuidados Pós-Exposição: Manual de Apoio a Atividades de Ensino Clínico/Estágio” é a mais recente obra da Professora Celeste Bastos, docente da ESEP e investigadora do CINTESIS.

O manual pretende ser uma obra prática já que, à semelhança do que acontece com os profissionais de saúde, a atividade dos estudantes de enfermagem em ensino clínico e estágio envolve riscos de exposição a agentes biológicos que importa atender no âmbito da prestação de cuidados de saúde.

A exposição a agentes patogénicos constitui um risco para os profissionais de saúde e estudantes no contexto clínico sendo, por isso, fundamental que conheçam os riscos biológicos a que podem estar expostos e respetivas medidas de prevenção, que identifiquem os fatores a considerar na avaliação do risco da exposição, que entendam as modalidades de tratamento pós-exposição e, por fim, que saibam quais as medidas de vigilância da saúde, para que possam fazer as opções mais seguras para a saúde individual e coletiva.

Ao longo do manual são abordados temas como a exposição ao sangue ou fluídos potencialmente infeciosos, à meningite, à tuberculose e à COVID-19, seguindo as orientações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) americano, do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) da União Europeia, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção-Geral de Saúde (DGS) nacional.

Este trabalho foi editado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto e encontra-se disponível no repositório institucional da Escola.

Consultar o Manual – Exposição a Riscos Biológicos nos Cuidados de Saúde – Prevenção e Cuidados Pós-Exposição.

Mais
artigos