A família é uma unidade vital de cuidado e suporte, formado por indivíduos interdependentes ligados através da biologia, emoções ou elos sociais. As dinâmicas familiares influenciam e são simultaneamente influenciadas pelo estado de saúde dos seus membros, constituindo um elemento central nos cuidados de enfermagem. A formação em enfermagem deve promover uma atitude positiva dos enfermeiros relativamente ao envolvimento da família nos cuidados. Compreender de que forma as questões familiares são valorizadas nos programas de licenciatura em enfermagem é fundamental para considerar a família como unidade de cuidados.
O objetivo do artigo, publicado na revista Collegian, foi identificar e descrever a integração do conhecimento em enfermagem de família no ensino de licenciatura em enfermagem a nível nacional. A investigação analisou 18 cursos de licenciatura, totalizando 256 unidades curriculares que cumpriam os critérios de inclusão.
Foram identificadas sete categorias de conteúdo. Quatro foram definidas a priori com base em fundamentos teóricos e de acordo com a International Family Nursing Association: Abordagem Teórica da Família, Experiência de Saúde Individual e Familiar, Competências para o Cuidado à Família e Abordagens de Enfermagem à Família. As restantes três emergiram a posteriori: Contexto Educativo, Processo de Enfermagem da Família e Questões Éticas e Deontológicas.
Intitulado “Mapping family nursing in undergraduate education at a national level: A cross-sectional study”, o estudo revelou que a família é abordada sobretudo em contextos clínicos, sendo a perspetiva mais frequente a da família como contexto. Foram ainda identificadas outras abordagens, como “família como cliente”, “família como sistema” e “família como componente da sociedade”, evidenciando a natureza multidimensional da enfermagem de família.
Os autores sublinham que a formação em enfermagem deve promover uma atitude positiva dos enfermeiros relativamente ao envolvimento da família nos cuidados e enfatizar estratégias pedagógicas que integrem a prática clínica, incentivando a evolução da perspetiva da família como contexto para a família como cliente de cuidados. Este mapeamento pretende apoiar o desenvolvimento e a melhoria das políticas educativas, promovendo uma abordagem abrangente e centrada na família no ensino de enfermagem.
O artigo é da autoria das docentes da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto, Maria Joana Campos, Maria do Céu Barbieri-Figueiredo, Sara Lemos e Carla Fernandes, em conjunto com Marília Rua, Cristina Pestana, Florinda Galinha-De-Sá, Maria Santos, Maria Gouveia, Rita Leal e Cláudia Augusto.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


