Miguel Padilha dedica pós-doutoramento à simulação clínica
Professor Doutor Miguel Padilha
O docente da ESEP publicou dois artigos no âmbito do seu pós-doutoramento dedicados à simulação clínica virtual como ferramenta de ensino em enfermagem.
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Miguel Padilha, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, é autor em dois artigos científicos, realizados no âmbito do seu pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Ambos os estudos exploram a utilização de simulação clínica virtual como estratégia pedagógica no ensino em enfermagem, promovendo avanços no desenvolvimento de competências e processos de tomada de decisão clínica dos estudantes.

The integration of virtual patients into nursing education

O estudo “The integration of virtual patients into nursing education”, centrou-se nos resultados da integração de doentes virtuais no currículo do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEP. Com uma amostra de 521 estudantes do segundo ano, o estudo demonstrou uma relação positiva entre o número de cenários clínicos completos e a melhoria nas pontuações de avaliação global e notas finais. Apesar dos resultados encorajadores, os investigadores sublinham a necessidade de mais estudos para compreender o impacto nas competências clínicas.

O artigo, publicado no “Simulation & Gaming: An Interdisciplinary Journal of Theory, Practice and Research”, é da autoria de José Miguel Padilha, Patrício Costa, Paulino Sousa e Ana Ferreira.

Clinical virtual simulation: predictors of user acceptance in nursing education

O estudo intitulado “Clinical virtual simulation: predictors of user acceptance in nursing education” teve como objetivo identificar os fatores que predizem a aceitação e o uso da simulação clínica virtual no ensino de enfermagem. Realizado com uma amostra de 619 estudantes de licenciatura, o estudo aplicou o Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 adaptado para validar os principais determinantes. Os resultados destacaram a Relevância para a Aprendizagem e o prazer associado a aprender como fatores chave que influenciam a intenção de uso e a perceção de utilidade da tecnologia.

O artigo, publicado no BMC Medical Education, é da autoria de José Miguel Padilha, Patrício Costa, Paulino Sousa e Ana Ferreira.

Ambos os artigos reforçam a relevância da inovação pedagógica no ensino de enfermagem. Os estudos representam um avanço no uso de tecnologias de simulação, preparando futuros profissionais para os desafios da prática clínica.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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