Criado pelas investigadoras Marta Campos Ferreira, Ana Sofia Teixeira e Carla Sílvia Fernandes, docente na Escola Superior de Enfermagem do Porto, o “BodyBoost” consiste num dispositivo wearable que tem como principal objetivo promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, reduzindo significativamente os períodos de absentismo dos profissionais de saúde por motivo de lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT).
O “BodyBoost” monitoriza e analisa riscos em tempo real, oferecendo feedback imediato para correção de postura através de uma aplicação móvel. Envia também relatórios detalhados para práticas de trabalho mais seguras.
A tecnologia desta aplicação destaca-se por ser diferente das soluções existentes, mais reativas e focadas no tratamento das lesões após a sua ocorrência, tendo especial foco na prevenção destas.
O projeto conquistou recentemente o 2º prémio no iUP25k, que inclui um valor monetário de 2000 euros, um período de pré incubação na UPTEC e consultoria de empreendedorismo.
Organizado pela U.Porto Inovação desde 2010, o iUP25k é um concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, uma iniciativa de sensibilização e incentivo para o empreendedorismo e a criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação.