Jardins da ESEP vão ser requalificados
As áreas verdes que circundam a Escola Superior de Enfermagem do Porto e o Hospital de São João vão dar origem a um novo jardim urbano.
data

A Escola Superior de Enfermagem do Porto está a desenvolver um projeto de intervenção sobre os espaços exteriores circundantes ao seu edifício sede, que visa o melhoramento da acessibilidade, a requalificação das áreas verdes, a criação de um circuito pedonal, a requalificação das áreas de estacionamento e a melhoria das condições de iluminação destes espaços.

Simultaneamente, encontra-se a decorrer o projeto de criação do novo Heliporto do Centro Hospitalar Universitário São João, que contende, na zona norte, com os espaços da ESEP, o que exigiu a articulação das duas instituições no sentido da harmonização dos dois projetos. Neste sentido, os trabalhos de intervenção na zona norte do espaço exterior vão iniciar na próxima semana. A intervenção vai condicionar a circulação pedonal a partir do dia 26 de fevereiro.

Estima-se que esta primeira fase da intervenção, da responsabilidade do Centro Hospitalar Universitário São João, que vai arrancar de imediato, terá a duração de “quatro a cinco meses”.

De acordo com Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHUSJ, “Um heliporto neste local, num meio totalmente urbano e com esta envolvência, exigiu cumprir alguns critérios, nomeadamente no que se refere aos cones de aproximação. Temos um a noroeste [referindo-se à zona de entrada das urgências e estação de metro] e outro a sudoeste [lado do Instituto Politécnico do Porto]. Já fizemos intervenções em alguns aspetos e agora vamos reduzir o impacto da massa arbórea”, explicou Jorge Sousa.

Neste sentido, algumas árvores serão podadas, outras transplantadas e outras mesmo cortadas. Também haverá árvores que terão de ser substituídas por espécies com “copas mais baixas”, uma vez que, devido ao heliporto, estas apenas poderão ter, no máximo, 14 metros de altura.

Assim, na totalidade dos dois projetos, serão plantadas mais de 400 árvores e mais de 6.000 espécies arbóreas, criadas novas zonas de circulação e acesso, melhorada a iluminação dos acessos e circuitos, visando a ESEP, no âmbito do seu projeto, melhorar a fruição destes espaços por toda a comunidade académica, potenciando as atividades ao ar livre, a criação de jardins que fomentem a biodiversidade e a segurança de todos os que circulam nas áreas envolventes à Escola.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
11ODS
17ODS
Mais
artigos
Noite Cultural

.14 06. 24 Noite Cultural COMEMORAÇÕES DIA DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Auditório Magno ISEP/IPP Integrada nas comemorações do Dia da Escola Superior de Enfermagem do Porto, organiza-se a Noite Cultural, que para

Ler mais »
Dia da ESEP 2024

.17 06. 24 128 COMEMORAÇÕES DIA DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Mensagem do Presidente Ao longo dos anos, a Escola Superior de Enfermagem do Porto tem sido um símbolo de excelência na formação

Ler mais »