ESEP integra nova unidade de investigação RISE-Health
Unidade de Investigação RISE-Health
A Escola Superior de Enfermagem do Porto integra a nova unidade de investigação, que conta com mais de 500 investigadores de oito universidades portuguesas.
data

A criação da nova unidade de investigação RISE-Health resulta da fusão das unidades de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, do CINTESIS e da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, que se alargou também a uma outra unidade do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto, o MedInUP – Centro de Investigação Farmacológica e Inovação Medicamentosa e ainda ao CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, com sede na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

O RISE-Health envolve investigadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto, FMUP, ICBAS, Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg, da Escola Superior de Saúde Santa Maria e da Escola Superior de Enfermagem do IP Santarém.

Esta fusão permitirá um incremento de massa crítica, além de proporcionar maiores sinergias, multi e interdisciplinares, resultando numa grande abrangência científica e num aumento de coesão territorial entre o litoral e o interior do País.

Prevê-se que, no final de 2024, o RISE-Health integrará mais de 500 doutorados com múltiplas origens académicas e competências diversificadas, focados na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem.

Esta unidade terá a sua investigação centrada na procura de novos conhecimentos e soluções inovadoras relativamente às doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, incluindo o cancro, as quais são causas maiores de mortalidade e de morbilidade, em Portugal.

Sediada na FMUP, esta nova unidade de investigação terá polos de gestão em 4 unidades orgânicas da Universidade do Porto (ICBAS e Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação), para além de 10 outros, nomeadamente em 5 universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade da Madeira) e 2 instituições de Ensino Superior Privado (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
4ODS
17ODS
Mais
artigos
Noite Cultural

.14 06. 24 Noite Cultural INSTA – Integrating New Students Transformed by Art Apresentação pública Auditório Magno ISEP/IPP O projeto INSTA – Integrating New Students Transformed by Art direcionado para Estudantes do 1.º ano dos

Ler mais »