O estudo “Psychometric properties of the European Portuguese version of the Pediatric Quality of Life Inventory™ Family Impact Module” teve por objetivo avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Módulo do Impacto Familiar do Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida em pais de crianças/adolescentes com condições crónicas de saúde.
A versão em português europeu do Módulo de Impacto Familiar do Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida foi administrada a 237 pais de crianças/adolescentes com condições crónicas de saúde. Os participantes foram recrutados do hospital de dia e/ou serviços de consulta externa de quatro hospitais do Norte de Portugal, sendo a maioria mães, com idades compreendidas entre os 31 e os 50 anos. O questionário foi preenchido online através da plataforma REDCap.
A Análise Fatorial Confirmatória indicou bom ajuste do modelo hierárquico proposto por Varni e colegas e os valores da consistência interna encontrados foram elevados.
Assim, considera-se que a versão em português europeu do Módulo de Impacto Familiar do Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida é um instrumento válido e fiável, para a avaliação do impacto das condições crónicas pediátricas na qualidade de vida dos pais e funcionamento da família, permitindo assim obter informação útil para o desenvolvimento de intervenções que melhorem o bem-estar das famílias com condições crónicas pediátricas.
O artigo, publicado na Journal for Specialists in Pediatric Nursing, foi desenvolvido por Lígia Lima, Maria Do Céu Barbieri-Figueiredo, Teresa Martins, Luísa Andrade, docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e Sara Lemos, estudante de doutoramento da ESEP/ICBAS.