Plataforma digital de cenários realísticos poderá contribuir para ganhos na aprendizagem
Plataforma digital para o desenvolvimento de cenários realísticos considerada vantajosa pelos estudantes
Docentes da ESEP desenvolveram um estudo que tem por finalidade comparar dois modelos de cenários.
data

O estudo desenvolvido por docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto teve por objetivo avaliar os resultados pedagógicos autopercebidos pelos alunos ao usar uma ferramenta digital baseada em cenários em comparação com cenários tradicionais impressos em papel.

Intitulado “Realistic simulation in nursing education: Testing two scenario-based models”, o artigo contou com a construção de uma plataforma digital para desenvolvimento de cenários, focada na recuperação da independência dos pacientes e regresso a casa após um evento agudo.

Neste estudo, os estudantes participaram em duas atividades de simulação, em que apenas eram diferentes no tipo de cenário utilizado. Após cada a atividade, tiveram de completar um questionário para avaliar a experiência de aprendizagem.

Os resultados mostraram que os estudantes consideraram que o modelo do novo cenário providenciou uma compreensão mais clara da situação em análise, permitindo-os reconhecer o foco de atenção a priorizar na formulação do plano de intervenção.

Assim, uma plataforma digital para um processo padronizado de escrita de cenários para auxiliar a simulação realista no ensino de enfermagem é uma novidade neste estudo e provavelmente contribuirá para ganhos substanciais na aprendizagem.

O artigo contou com a colaboração dos investigadores Teresa Martins, Francisco Santos, Maria José Lumini, Maria Rui Sousa, Maria José Peixoto, Rosa Freire, Berta Salazar, Carla Fernandes e Fátima Araújo.

Conheça o projeto por detrás deste artigo.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3ODS
4ODS
Mais
artigos