Estratégias de ensino-aprendizagem podem ajudar docentes a melhorar a sua abordagem pedagógica
O resultado do estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Carla Sílvia Fernandes e Maria Manuela Martins pode contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica.
data

A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina.  É, assim, necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.

Neste sentido, foi elaborado um estudo que teve por objetivo identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.

A revisão utilizada no artigo com o título “Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem” recorreu à metodologia da JBI, com todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

A pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.

Assim, o estudo conclui que os resultados poderão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.

O artigo foi realizado por Estefania Canedo, Carla Sílvia Fernandes e Maria Manuela Martins e publicado na revista Millenium.

Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
4ODS
17ODS
Mais
artigos
Noite Cultural

.14 06. 24 Noite Cultural COMEMORAÇÕES DIA DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Auditório Magno ISEP/IPP Integrada nas comemorações do Dia da Escola Superior de Enfermagem do Porto, organiza-se a Noite Cultural, que para

Ler mais »
Dia da ESEP 2024

.17 06. 24 128 COMEMORAÇÕES DIA DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Mensagem do Presidente Ao longo dos anos, a Escola Superior de Enfermagem do Porto tem sido um símbolo de excelência na formação

Ler mais »