Estratégias de ensino-aprendizagem podem ajudar docentes a melhorar a sua abordagem pedagógica
O resultado do estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Carla Sílvia Fernandes e Maria Manuela Martins pode contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica.
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A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina.  É, assim, necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.

Neste sentido, foi elaborado um estudo que teve por objetivo identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.

A revisão utilizada no artigo com o título “Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem” recorreu à metodologia da JBI, com todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

A pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.

Assim, o estudo conclui que os resultados poderão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.

O artigo foi realizado por Estefania Canedo, Carla Sílvia Fernandes e Maria Manuela Martins e publicado na revista Millenium.

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