Impacto da pandemia na interação familiar e felicidade no trabalho dos enfermeiros em estudo
O estudo, que conta com a participa da docente Elisabete Borges, teve como objetivo comparar os níveis de felicidade e interação familiar em enfermeiros portugueses que exercem em contexto hospitalar e de cuidados de saúde primários, em plena vivencia da pandemia por covid-19.
data

Publicado na Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería, foi efetuado um estudo descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de conveniência de 468 enfermeiros portugueses, a exercer funções em contexto hospitalar e de cuidados de saúde primários. Entre março e abril de 2021, foi aplicado um questionário sociodemográfico e profissional,a versão portuguesa da Survey Work-Home Interaction e a Shorted Happiness at Work Scale.

O estudo com o título “Interacção familiar e felicidade no trabalho: estudo comparativo com enfermeiros em pandemia COVID-19” permitiu identificar scores médios tendencialmente mais elevados de interação familiar positiva, na relação família-trabalho, nos enfermeiros que exercem no hospital e, de felicidade no trabalho, nos enfermeiros dos cuidados de saúde primários, ainda que sem relevância estatística entre os dois grupos de participantes. Em ambas as amostras, as dimensões engagement e compromisso organizacional afetivo evidenciaram médias superiores à da satisfação com o trabalho.

Neste sentido, conclui-se: o impacto que a pandemia por COVID-19 exerceu em enfermeiros fez-se manifestar tendencialmente no seu equilíbrio de interação trabalho-família. Os valores superiores de engagement e compromisso organizacional afetivo, comparativamente à da satisfação com o trabalho, obtidos nesta amostra de enfermeiros, poderá ter estado associado à dedicação, atividade e energia destes profissionais, quer pela ligação com a sua profissão, quer pelo compromisso para fazer face aos desafios da pandemia.

O trabalho publicado foi realizado por Elisabete Borges, Maria Teresa Carneiro, Sofia Loureiro, Letícia Trindade e Helena Loureiro.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
Mais
artigos
Noite Cultural

.14 06. 24 Noite Cultural INSTA – Integrating New Students Transformed by Art Apresentação pública Auditório Magno ISEP/IPP O projeto INSTA – Integrating New Students Transformed by Art direcionado para Estudantes do 1.º ano dos

Ler mais »