O selo atribuído recentemente à Escola Superior de Enfermagem do Porto destaca as práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos, pelas instituições de ensino superior, na promoção da prática do Voluntariado. Pretende ser uma ferramenta ao dispor das instituições com a finalidade de promover as atividades do voluntariado, aumentar o número de voluntários/as e incentivar o exercício da solidariedade e cidadania.
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade que entrega o selo, é, desde 2017, responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, promovendo medidas e disponibilizando instrumentos que se revelem necessárias à promoção desta prática.
De acordo com os resultados do último Inquérito ao Trabalho Voluntário, realizado pelo INE em 2018, a participação em ações de voluntariado aumentou progressivamente com o nível de escolaridade, sendo a taxa mais elevada observada nos indivíduos com nível de escolaridade superior.
Esta prática tem vindo, crescentemente, a constituir-se como área de atenção por parte das Instituições do Ensino Superior, que têm posto em prática diversas iniciativas e atividades para a promoção do voluntariado.
O Selo de Qualidade será entregue em cerimónia pública, que se realiza no Dia Internacional dos Voluntários, assinalado no dia 5 de dezembro.