Livro dedicado à profissão de enfermagem no mundo conta com a colaboração da ESEP
Docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto foi um dos escolhidos para caracterizar a enfermagem em Portugal.
data

Małgorzata Nagórska, editora da obra agora publicada, refere que “a enfermagem profissional tem mais de 160 anos (…). Desde então, a enfermagem tem evoluído, desde a profissão auxiliar à profissionalização plena. A evolução da enfermagem levou os enfermeiros aos hospitais, escolas e clínicas, levou-os a enfrentar vários problemas, mas também inspirou os outros em situações diferentes”.

Neste contexto em que o passado justifica o presente e perspetiva o futuro, surge esta nova publicação intitulada “Nurses” da coleção “Medical Professions in International Perspective” que aborda o passado e o presente da enfermagem em 14 países diferentes.

A obra publicada pela Universidade de Rzeszow, na Polónia, dedica-se à história da profissão de enfermagem, às mudanças no sistema de educação, às organizações de enfermagem e revistas relevantes em cada nação, bem como a situação atual da profissão e da disciplina de Enfermagem.

Publicado em 2022, o livro conta, assim, com um capítulo dedicado à enfermagem em Portugal, redigido pelo docente da ESEP, José Carlos Carvalho e por Raul Alberto Carrilho Cordeiro, docente no Instituto Politécnico de Portalegre. Este capítulo, trespassa a história da enfermagem em Portugal, o sistema de educação para enfermeiros, o estatuto legal, dados sobre os profissionais da área, os desafios e perspetivas para o futuro da enfermagem.

A publicação conta com a colaboração de investigadores internacionais e relata o estadio da profissão na República Checa, Hungria, Israel, Japão, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Romania, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia e Reino Unido.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
17ODS
Mais
artigos
Noite Cultural

.14 06. 24 Noite Cultural INSTA – Integrating New Students Transformed by Art Apresentação pública Auditório Magno ISEP/IPP O projeto INSTA – Integrating New Students Transformed by Art direcionado para Estudantes do 1.º ano dos

Ler mais »