Financiamento
O projeto ALERTFALLS tem como objetivo principal a prevenção de quedas das pessoas mais idosas que se encontram a viver sozinhas, isoladas da família e afastadas dos cuidados de saúde.
As quedas são internacionalmente reconhecidas como um evento crítico e são comummente reportadas como um incidente de segurança responsável pelo aumento da mortalidade, e também da morbilidade. Para além dos graves problemas de saúde nos idosos, estes incidentes acarretam significativos custos económicos.
Estas quedas podem acontecer em múltiplos contextos, ocorrendo com frequência no domicílio da pessoa idosa, quer no interior, quer no exterior do lar, no jardim, por exemplo. A evidência sugere que muitos idosos que vivem sós caem, mas não reportam o episódio aos familiares e/ou aos prestadores de cuidados de saúde, comprometendo toda a veracidade das estatísticas existentes sobre este assunto.
Na prática, viver só comporta um alto risco de queda. Em Portugal, onde existem muitas pessoas idosas, este problema é uma realidade.
O grande objetivo deste projeto ALERTFALLS passa pelo desenvolvimento de uma aplicação para o registo de dados e para o cálculo do risco de queda em pessoas mais velhas a viverem sós, ajudando a prevenir esta grave situação.
Unidade de acolhimento
Objetivos
Prevenir quedas das pessoas mais idosas que se encontram a viver sozinhas, isoladas da família e afastadas dos cuidados de saúde.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
Equipa de investigação
Maria Isabel Lage
Investigadora responsável (Universidade do Minho)
Nilza Nogueira
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Manuela Almendra
Universidade do Minho
Fátima Braga
Universidade do Minho
Odete Araújo
Universidade do Minho
Filipe Meneses
Universidade do Minho
João Peixoto
Centro de Computação Gráfica