Academia de Introdução à Investigação
em Enfermagem
AIIE
A Academia de Introdução à Investigação em Enfermagem é uma iniciativa iniciada em fevereiro de 2022 e que está centrada na integração dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) em projetos de investigação coordenados por docentes da ESEP, tendo como missão estimular, incentivar e promover o desenvolvimento de competências de investigação nos estudantes deste nível académico.
A investigação é uma componente essencial no percurso profissional dos futuros enfermeiros. Assim, para além da Unidade Curricular de Investigação integrada no curso, acreditamos que a possibilidade dos estudantes, ao longo dos restantes anos do curso, participarem ativamente em projetos de investigação irá contribuir para uma melhor compreensão sobre o processo de investigação e de criação ou consolidação de conhecimento em Enfermagem.
A AIIE visa, assim, proporcionar aos estudantes do CLE experiências nas diversas fases do processo de investigação, permitindo que acompanhem e participem na produção, divulgação e, até, na utilização de conhecimento na prática profissional.
Nesse sentido, a AIIE tem como objetivos:
- Promover o envolvimento dos estudantes do CLE em investigação na área disciplinar de enfermagem;
- Assegurar que os estudantes do CLE integrem projetos proporcionadores de experiências nas diversas fases do processo de investigação;
- Contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação nos estudantes do CLE;
- Promover um “espírito investigador”, fundamental individualmente e, também, para o desenvolvimento da disciplina de enfermagem.
Além da participação nas atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos de investigação que integram, a possibilidade de serem acompanhados por docentes da ESEP e investigadores do CIDESI, da UNIESEP e do CINTESIS é uma mais valia para o seu crescimento holístico.
Adicionalmente, nas horas atribuídas a esta experiência de investigação, estão também previstas atividades promotoras da consolidação de conteúdos abordados no curso.
Na Enfermagem, a produção e, essencialmente, a translação do conhecimento que acrescente valor na saúde e na vida das pessoas tem de ser potenciada. Desde o início, é necessário que os estudantes de enfermagem e futuros profissionais, entendam como, porque se faz e para que serve a investigação.
Assim, será mais fácil acrescentar esse valor e ser mais significativos para as pessoas!
Competências e deveres
Competências da Coordenação da AIIE
- Identificar os estudantes que poderão ficar alocados a cada projeto de investigação;
- Definir estratégias para o acompanhamento dos estudantes na AIIE;
- Definir estratégias de avaliação da participação dos estudantes na AIIE;
- Elaborar e submeter à aprovação propostas de atividades a desenvolver no âmbito da AIIE.
Direitos e Deveres dos estudantes
São direitos dos estudantes:
- Participar nas atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos de investigação;
- Beneficiar da orientação de docentes e investigadores da ESEP e dos seus centros associados: UNIESEP, CIDESI e CINTESIS.
São deveres dos estudantes:
- Contribuir para o desenvolvimento da investigação no âmbito dos projetos que integram;
- Agir em consonância com as estratégias definidas em comum acordo com os docentes e investigadores que os acompanham.
Coordenação
carlossequeira@esenf.pt