ESEP com acesso aos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto
SASUP
A partir de setembro de 2025, a Escola Superior de Enfermagem do Porto vai beneficiar dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, no âmbito do processo de integração.
data

A integração da Escola Superior de Enfermagem do Porto na Universidade do Porto vai ser formalizada no início do ano civil de 2026, contudo a comunidade ESEP poderá usufruir de um conjunto de desenvolvimentos significativos no decurso do ano letivo de 2025/2026, no âmbito da Ação Social.

A partir de setembro de 2025, data que marca o início do ano letivo, os estudantes da ESEP passarão a beneficiar, de forma progressiva, de diversas respostas asseguradas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), refletindo um esforço conjunto orientado para uma integração gradual, eficaz e centrada na promoção do bem-estar e da equidade no acesso aos apoios sociais.

Na área de Bolsas de Estudo, será implementado um modelo de articulação estreita entre os SASUP e a ESEP, com vista a agilizar os procedimentos de candidatura e apreciação, assegurando um acompanhamento mais próximo e eficaz de todo o processo.

No que respeita à Saúde e Bem-Estar, os estudantes da ESEP passarão a ter acesso às respostas clínicas asseguradas pelo Núcleo de Saúde e Bem-Estar dos SASUP. Neste âmbito, estarão disponíveis consultas de Medicina Geral e Familiar, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Ginecologia, Saúde Sexual e Medicina Dentária. O agendamento das consultas será efetuado mediante preenchimento de formulário de registo, disponibilizado pelo Gabinete de Saúde Mental e Bem-Estar da ESEP.

Na área da Alimentação, todos os estudantes da ESEP poderão aceder às unidades de alimentação geridas pelos SASUP, beneficiando do mesmo valor/refeição aplicável aos estudantes da Universidade do Porto, mediante a apresentação do respetivo cartão de estudante, o que garante refeições nutricionalmente equilibradas a preços sociais.

Relativamente ao Alojamento, devido ao plano de intervenções financiadas pelo PRR, encontra-se em curso um plano de operacionalização que permitirá, a partir do segundo semestre, o encaminhamento de candidaturas e o início da integração nesta vertente de apoio.

Apesar desta condicionante, os estudantes que ingressem pela 1.ª vez num ciclo de estudos na ESEP, e que necessitem de alojamento, deverão efetuar a candidatura a alojamento no portal dos SASUP, entre 25 de agosto e 30 de setembro.

Alerta-se que a atribuição do complemento de alojamento, prevista no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior está dependente, entre outros fatores, da submissão da candidatura a alojamento em Residência Universitária, nos prazos definidos para o efeito.

Excecionalmente, no ano letivo 2025/2026, esta condição apenas será aplicada aos estudantes que ingressem pela 1.ª vez num ciclo de estudos, na ESEP.

Com esta integração, reafirma-se o compromisso da Universidade do Porto com a promoção do sucesso académico e do bem-estar, agora também ao serviço dos estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

jose-miranda-coelho

Mensagem do Diretor dos SASUP, Dr. Miranda Coelho

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3ODS
4ODS
Mais
artigos