Fatores protetores da qualidade de vida psicológica e do bem-estar profissional dos enfermeiros em estudo
Fatores protetores da qualidade de vida psicológica e do bem-estar profissional dos enfermeiros em estudo
O estudo, que conta com a colaboração de um docente da ESEP, realçou o potencial dos fatores protetores da qualidade de vida psicológica e do bem-estar profissional dos enfermeiros.
data

Francisco Sampaio, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, é um dos colaboradores do estudo “Protective Factors of Nurses’ Mental Health and Professional Wellbeing During the COVID-19 Pandemic: A Multicenter Longitudinal Study”.

Utilizando uma abordagem salutogénica, este estudo teve como objetivo identificar similaridades nos fatores protetores da qualidade de vida psicológica e do bem-estar profissional dos enfermeiros em quatro países e avaliar a sua variabilidade ao longo do tempo durante a pandemia de Covid-19.

Este estudo multicêntrico utilizou um desenho longitudinal com três momentos de avaliação: outono de 2021, primavera de 2022 e outono de 2022. O estudo consistiu num questionário online de autorrelato dirigido a enfermeiros que trabalham em contexto hospitalar. No total, foram obtidas 3310 observações em França, 603 na Suíça, 458 em Portugal e 278 no Canadá. Os outcomes em análise foram a qualidade de vida psicológica e o bem-estar profissional, e vários potenciais fatores protetores foram utilizados como determinantes.

A análise revelou algumas alterações ao longo do tempo nos resultados. Em todos os países, a qualidade de vida psicológica foi associada positivamente à resiliência e à perceção do suporte social, enquanto o bem-estar profissional foi associado positivamente à capacidade de exercer funções com qualidade e ao apoio dos colegas e superiores hierárquicos.

Os resultados deste estudo realçaram o potencial de vários fatores protetores da qualidade de vida psicológica e do bem-estar profissional dos enfermeiros. Estes devem ser promovidos através de políticas e medidas de apoio aos enfermeiros.

O artigo, publicado na International Journal of Public Health, é da autoria de Jonathan Jubin, Line Martin, Naomi Kabwiku, Philippe Delmas, Ingrid Gilles, Annie Oulevey Bachmann, Claudia Huber, Marie-Chantal Loiselle, Jessica Rassy, Francisco Sampaio, Ricardo Salgado e Claudia Ortoleva Bucher.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3ODS
4ODS
17ODS
Mais
artigos