CIDESI-ESEP organiza seminário de apresentação da nova versão da Ontologia de Enfermagem
Seminário - Apresentação da Ontologia de Enfermagem 2024
No dia 19 de junho, o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Informação em Enfermagem da ESEP organizou seminário para apresentar a versão 2024 da ontologia de enfermagem a entidades de desenvolvimento de software clínico.
data

Destinado a todas as entidades que, fruto da articulação com a Ordem dos Enfermeiros (OE), receberam a nova versão da Ontologia de Enfermagem, com o propósito de integrá-la no back-end dos módulos de Enfermagem das suas soluções em Sistemas de Informação (SI), este seminário teve por objetivo principal apresentar a nova versão da Ontologia de Enfermagem, com vista a maximizar o seu potencial de integração nos SI em desenvolvimento pelas diferentes entidades participantes.

Este seminário teve como destinatários representantes de entidades de desenvolvimento de software clínico, com conhecimentos e habilidades essenciais para a construção de ecossistemas tecnológicos e de inovação, e com especiais competências para o desenvolvimento de SI.

Participaram neste dia de trabalho as seguintes entidades: BSIMPLE, CIBERBIT, F3M, GLINTT, HITECOSYSTEM, 2SOFT e SPMS.

Na sequência da aprovação pela OE das versões anteriores da Ontologia de Enfermagem, fruto da parceria entre a ESEP e a OE, e conforme estabelecido na carta de parceria entre as duas entidades, a versão 2024 da Ontologia de Enfermagem, após aprovação pela OE, já se encontra disponível.

A Ontologia de Enfermagem atualmente disponível, desenvolvida no âmbito do projeto NursingOntos, baseia-se num “modelo de dados” e matriz estruturada em tabelas relacionadas, contendo nós concetuais, dados de apreciação inicial/evolução, diagnósticos, objetivos e intervenções de enfermagem, organizados numa “ontologia de frames”, com base em esquemas de relacionamentos hierárquicos e de cariz condicional de tipo “If… Then”.

A incorporação da entidade objetivos na versão 2024 da Ontologia de Enfermagem, possibilita a representação das quatro classes de informação consideradas como críticas no processo de tomada de decisão dos enfermeiros. Esta inclusão na estrutura de conteúdos da ontologia permitirá, entre outros aspetos, a definição, validação e disponibilização de um modelo formal de produção automática, sistemática e fiável de indicadores relativos aos contributos dos cuidados de enfermagem para a saúde da população.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3ODS
4ODS
17ODS
Mais
artigos