A Escola Superior de Enfermagem do Porto, em parceria com o CINTESIS@RISE, organiza o Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem, nos dias 6 e 7 de maio, em formato presencial e online. Em 2024, o evento tem como enfoque a inteligência artificial, inovação, evidência e desafios futuros.
O congresso pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos, experiências e evidências, resultantes da investigação, bem como promover a reflexão sobre desafios e novas oportunidades na forma como se concebe, planeia e desenvolve a investigação.
De acordo com Carlos Sequeira, coordenador do grupo NursID e responsável pela comissão científica do congresso, o congresso tem por objetivo “promover a articulação entre os investigadores da academia e da prática clínica, através da partilha de novas práticas pedagógicas que tenham como alvo os utentes do Serviço Nacional de Saúde ou os estudantes dos diferentes ciclos de estudo, através da discussão sobre resultados de investigação e novas metodologias de ensino/aprendizagem.”.
O evento é uma “oportunidade para os investigadores, professores e enfermeiros apresentarem e discutirem os seus trabalhos de investigação, promovendo o avanço do conhecimento em enfermagem e em saúde”, afirma o docente.
O congresso pretende ainda estimular a colaboração interdisciplinar através da criação de um espaço para promover a cooperação na investigação entre investigadores de enfermagem e investigadores de outras disciplinas.
O Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem reúne, durante dois dias, investigadores da saúde, de enfermagem e de outras áreas conhecimento, com diferentes origens e níveis de experiência, de forma a enriquecer a partilha de conhecimentos, ideias e experiências, permitindo que os profissionais aprendam uns com os outros e se inspirem em novas abordagens e novos projetos.
O evento conta ainda com a apresentação de mais de 180 trabalhos em diferentes modalidades de apresentação.