NEMO - Radial
Nursing care of hEMOstasis methods on radial artery after coronary angiography: an evidence based quality improvement project
A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo, no que concerne a doenças não transmissíveis. A doença coronária tem hoje ao dispor várias técnicas percutâneas para o seu diagnóstico e tratamento. O cuidado ao local de acesso para estes procedimentos é da responsabilidade do enfermeiro. Essa intervenção é implementada com base na tradição, em protocolos institucionais ou com base na indicação dos fabricantes, ocorrendo diferenças que devem ser questionadas, sendo importante avaliar a eficácia e efetividade dos métodos em questão, para se adequar a prática à melhor evidência.
Este projeto tem por finalidade promover a melhoria da qualidade e da segurança dos cuidados à hemóstase da artéria radial, após coronariografia.
Assim, o projeto pretende aproximar os enfermeiros da prática clínica do conhecimento e implementação da melhor evidência disponível, aumentando a segurança nos cuidados. Esta investigação terá relevância, sobretudo para a UCP de Gestão de Sinais e Sintomas, em diferentes UC’s que beneficiarão com um conhecimento atualizado e robusto, com potencial para a sua utilização em contextos teóricos e de ensino clínico.
Unidade de acolhimento
Objetivos
Mapear a evidência disponível sobre os métodos expostos e/ou em uso, de hemóstase da artéria radial após coronariografia;
Descrever a prática clínica de enfermagem de hemóstase da artéria radial após coronariografia;
Identificar as razões que levam às práticas em uso;
Propor o método mais adequado para a realização da hemóstase após coronariografia.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:
Equipa de investigação
Paulo Marques
Investigador responsável
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Vítor Parola
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
David Rodrigues
Unidade Local de Saúde de Santo António
César Teixeira
Hospital Universitario de Donostia