Assinada a 10 de outubro em Coimbra, a carta conta com as assinaturas de 29 instituições de ensino superior que pretendem a criação de uma Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde (RPUPS), do qual a Escola Superior de Enfermagem do Porto é uma das instituições fundadoras. Esta iniciativa foi integrada no X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde, organizado pela Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde, do Instituto Politécnico de Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Os signatários desta carta propõe-se as “desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e de sustentabilidade ambiental, que permita a evolução para uma sociedade mais saudável, solidária, sustentável, livre, justa e tolerante”.
O documento determina, também, a criação de redes colaborativas e parcerias, que permitam a produção e a partilha de conhecimento na área, dentro da própria RPUPS e com os outros setores da sociedade, tendo como finalidade “a disseminação de práticas promotoras de saúde”, refere a carta. Neste sentido, a rede tem como objetivo a promoção da saúde em todas as suas vertentes relevantes: política, ambiental, comunitária, pedagógica, investigação e inovação.
Os membros das instituições de ensino superior fundadoras da rede portuguesa, receberam os respetivos certificados no evento realizado no Convento de S. Francisco. A ESEP esteve representada pelo seu presidente, o professor Luís Carvalho.